The Banana Splits Show

Quem já baixou arquivos aqui do blog talvez tenha estranhado o logo que coloco nos zips. Não. Esses bichinhos de pelúcia não são os avôs dos TeleTubbies. Quem pensou essa infâmia que seja condenado a assistir Hamtaro por toda a eternidade! rs...

Meu sonho ainda é ter um poster enorme desses caras na minha sala. Pena que é algo muito, muito difícil de encontrar. Qualquer coisa dos Bananas é vendido a preço de ouro! O motivo de usar uma imagem deles é uma singela homenagem a um dos programas mais geniais e pirados [senão o mais pirado!] da história da TV. Não existe programa que melhor represente a maluquice dos anos 60 que os Bananas. The Banana Splits Show fez a alegria da garotada nas décadas de 60 e 70. Velhos tempos aqueles! Sobre os Bananas falarei no futuro. Tem muita coisa prá contar. Histórias incríveis que vocês nem sonham, como por exemplo o processo de composição das canções. Já notaram que praticamente todos os desenhos e programas infantis da década de 60 tem jingles fantásticos? Pois é, nesse mato, acreditem, tem coelho...rs
Uma hora tenho que postar duas fotos raríssimas que consegui dos Bananas sem as máscaras. Um segredo guardado por quase quatro décadas.

O texto a seguir eu retirei do site Cenafinal. Na verdade, um comentário de um usuário chamado Ozi. Achei genial e resolvi trazer aqui para o blog. O cara literalmente falou tudo que eu gostaria de dizer. Não poderia fazer melhor. :D

"Tra-la-lá "Parece que nos anos 60 tinha muito tóchico", diria sabiamente a Mirtes. E é verdade. A prova definitiva do gosto geral por substâncias alucinógenas, porém, não são as músicas de rock progressivo com 10 minutos só de solo de teclado, ou os cabeludos tomando banho de lama em Woodstock, ou os Beatles cantando sobre uma garota chamada Lucy que passeava num céu de diamantes. A evidência maior do uso de drogas naqueles anos de paz-e-amor é o programa dos Banana Splits! O nome original da belezura é "The Banana Splits Adventure Hour". Não está conseguindo lembrar? Vou refrescar sua memória – a minha já foi refrescada pelo canal Boomerang, uma pérola da tevê por assinatura que só apresenta desenhos antigos. Contudo, a atração não é desenho. Na tentativa de fazer algo em carne e osso (e pelúcia), os tios William Hanna e Joseph Barbera, depois de baterem com suas cabeças repetidas vezes na parede, tiveram a idéia desse programa, que foi ao ar pela primeira vez em 1968. As estrelas? Quatro atores sem-rosto (porém corajosos) devidamente fantasiados de cachorro, leão, macaco e elefante. Eles são Fleege (um cachorro com uma irritante língua sempre pendendo para fora), Drooper (um leão de óculos escuros e que segura a cauda enrolada no braço), Bingo (um gorila cor-de-laranja sempre sorridente) e Snorky (um paquiderme peludo com orelhas cheias de bolinhas coloridas). Já é nonsense o suficiente – mas tem mais. Muito mais. O quarteto é uma – hã – banda de rock. E, curiosamente, uma banda de rock de primeira linha. Com assessoria de nomes como The Monkees, os bichos cantaram temas que continuam embalando gerações. Tente ouvir a canção mais famosa, aquela do refrão "Tra-la-lá, tra-la-la-lá" e fique parado. Impossível! Quando não estão tocando, os personagens passam o tempo apostando corridas de bugue pelo parque. Agora vamos imaginar a gravação disso: quatro marmanjos vestidos com fantasias espalhafatosas e correndo em carros engraçados em locais públicos. Tinha que ser nos anos 60 mesmo – a galera estava tão chapada que acho que nem se importavam em cruzar com seres daquele tipo. Além de cantar e correr eles... trombam uns nos outros. O tempo inteiro. Também tropeçam nos móveis do lugar onde moram juntos, uma espécie de galpão psicodélico. Eles têm como amigos uma cabeça de alce falante e um relógio cuco. Como inimigos, a temível gangue das Uvas Azedas – que nunca apareceu, mas mandava bilhetes ameaçadores através de uma garotinha loira chamada Charlie. Entre as trapalhadas, o programa tinha desenhos. Aliás, uns desenhos que ninguém mais lembra. Talvez aqueles rejeitados pela dupla Hanna-Barbera. Só lembro de alguns, como "Os Três Mosqueteiros" e "Os Cavaleiros da Arábia". Bem, basicamente, era isso que acontecia em todos os episódios do programa durante os dois anos em que alguém teve colhões para deixar aquilo no ar. Claro que as crianças amavam! Posso falar por mim, que chegava a chorar quando a turma se despedia (sempre com uma canção de pop bubble gum). Apesar de não entender muito como eles falavam sem mexer a boca, achava o máximo todo o colorido e as situações estúpidas. Hoje, vinte anos mais tarde, continuo assistindo a tudo com meu queixo caído e vendo que um pouco de tóchico pode fazer muito bem para certas pessoas."

Uma pequena nota sobre o comentário sobre os Monkees. A banda não teve nada a ver com os Bananas, tecnicamente. O fato é que alguns compositores que compunham as canções para o quarteto também o faziam para os Bananas. Como disse, no futuro vou explicar como tudo isso acontecia.

Aqui vai o tema de Banana Splist - The Tra-la-la Song. Essa é a versão alternativa [e raríssima!] do tema. Mais pesada, mais rock´n´roll. Adoro o som da bateria. Couro é outra coisa, meus amigos! Prá quem gosta desses 'detalhes' preste atenção como o som da batera é mais 'seco' e grave.

The Banana Splits
The Tra-la-la Song
(One Banana, Two Banana)
Alternative Version

Atualizado:
Donwload

Postar um comentário

6 Comentários

  1. oi, fernanda!
    achei seu blog através do RA do Eudes (grande Eudes, né? =})! adorei, curti mesmo, principalmente por ter muita coisa de anos 80, q eu adoro!
    sobre o banana split show, vc tem a mp3 da versão original? eu tenho apenas a versão q saiu no cd saturday morning, onde várias bandas da atualidade fizeram releituras dos temas de desenhos animados... vc deve conhecer já esse cd, né?
    e mais algum material deles, vc tem? (tb gostaria de um poster, assim como vc!hehehhe)
    bom, se puder, mande, por favor a mp3 no meu e-mail: josevergilio01@yahoo.com.br , ok?
    valeu, beijo e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. oi Lino. Tenho sim. Em breve vou postar o album completo dos Bananas.
    O Saturday Morning é sensacional. Pena que só ficou no v01. :(
    Obrigado pela visita. :)

    ResponderExcluir
  3. Caramba, gente!
    Voltei ao passado quando encontrei essas informações sobre o programa BANANA SPLITS, eu devia ter uns 10 ou 11 anos de idade, é muito legal reviver as coisas boas.
    Parabéns aos que colocaram essa pérola na net.
    Gostaria de saber, como eu consigo adquirir DVDs com os programas, se alguém souber, faça o favor de me contactar no e mail silvarobinson@yahoo.com.br ou coloque nesse blog.
    Abraço a todos que curtem o BANANA SPLITS, ULTAMEM, ULTRA Q e outros.

    Robinson Silva
    Belém do Pará

    ResponderExcluir
  4. Olá Robinson.
    Os Bananas eram o máximo. me divirto com eles até hoje. :)
    Infelizmente não sei dos DVDs. Também gostaria de saber. :(
    E obrigada pela visita.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Olá...Por acaso vc tem link pra download do Cd Tralala dos Bananas?
    Se tiver,por favor, me envie!saphira84@yahoo.com.br
    MUito obrigada!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. oi, fernanda!
    achei seu blog através do RA do Eudes (grande Eudes, né? =})! adorei, curti mesmo, principalmente por ter muita coisa de anos 80, q eu adoro!
    sobre o banana split show, vc tem a mp3 da versão original? eu tenho apenas a versão q saiu no cd saturday morning, onde várias bandas da atualidade fizeram releituras dos temas de desenhos animados... vc deve conhecer já esse cd, né?
    e mais algum material deles, vc tem? (tb gostaria de um poster, assim como vc!hehehhe)
    bom, se puder, mande, por favor a mp3 no meu e-mail: josevergilio01@yahoo.com.br , ok?
    valeu, beijo e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir