GUERRA NAS ESTRELAS (Editora Bloch)

Olha ela ai...

Ninguém tem essa beleza prá escanear? Eu não tenho. :(
O grande problema das revistas antigas é o formato. Principalmente as da Ebal. Tenho algumas aqui que adoraria escanear, mas não dá prá fazer isso. Vai desmanchar. :(
As da Bloch que eu lembre eram grampeadas. Ai dá prá escanear.

Guerra nas EstrelasTítulo: GUERRA NAS ESTRELAS (Editora Bloch) - Edição especial

Autores: Roy Thomas (história sobre roteiro original de George Lucas), Howard Chaykin (desenhos) e Steve Leialoha, Rick Hooberg e Bill Wray (arte-final).

Preço: Cr$ 20,00 (preço da época)

Número de páginas: 96, em formato magazine

Data de lançamento: 1978

Sinopse: Esta edição é adaptação oficial do filme Guerras nas Estrelas (Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança.

Entretanto, há algumas diferenças, como seqüências na adaptação do roteiro para os quadrinhos que não foram filmadas e/ou que foram cortadas na montagem, não aparecendo no filme original.

Em 1990, quando a Lucas Films adicionou cenas extras ao Episódio IV, uma delas foi o encontro de Jabba e Solo, que não apareceu na versão de 1977 mas já havia sido mostrado nesta revista.

Mas como a aparência de Jabba, inimigo e credor de Han Solo, para os quadrinhos foi feita antes de sua versão para o cinema, na revista a criatura é retratada de forma bem distinta daquela com a qual nos acostumamos. No lugar do volumoso e asqueroso aspecto vermiforme, na HQ o personagem é mostrado como um mamífero com lábios leporinos, tetrápode, bípede e humanóide.

Positivo/Negativo: No Brasil, foi usada a capa da edição #1 produzida por Rick Hoberg para a coletânea em dois volumes editada pela Marvel UK. Contudo, a versão nacional foi muito corrompida. A adição do título em português: Guerra nas Estrelas num tamanho muito maior que o discreto e bem localizado Star Wars da original cortou o sabre de luz.

Além disso, a Bloch mudou as cores, adicionou uma imagem com os robôs C3PO e R2D2, mutilando parte do cenário original, substituiu a frase: the greatest space-fantasy of all por Uma odisséia no espaço...; retirou a tarja que informava se tratar da quadrinização de um filme de George Lucas, para colocar a informação "100 páginas em cores ultra-galácticas".

Se hoje Howard Chaykin é conhecido e valorizado pela qualidade artística e muitas vezes inovadora de seu trabalho, na época era um artista inexpressivo e quase desconhecido. O leitor que teve contato com grandes mostra de seu talento (O Sombra, American Flagg, Black Kiss, Power and Glory entre outros) pode se decepcionar com o desenho apresentado nesta edição. A arte detalhista e cuidadosa, com traços bem definidos e domínio perfeito da utilização de luz e sombra, que o tornou um dos mais prestigiados artistas das HQs, não está presente em Guerra nas Estrelas.

Na edição, o desenho tem estilo, mas sem a mesma genialidade, e até um certo descaso com contornos e cenários.

Verdade seja dita, a edição da Bloch não favorece a análise do desenho, nem da habilidade do artista. As cores constituem o grande ponto negativo. Afinal, como era costume, a editora fez a maior lambança, alterando os tons conforme sua conveniência. Entre outros absurdos, sem o menor pudor, pintou Darth Vader de rosa e amarelo!

Como tudo que se relaciona com Star Wars, a adaptação do filme para os quadrinhos foi um sucesso. A revista foi tão procurada que dificilmente é encontrada em sebos e livrarias.

Nos Estados Unidos, em menos de 12 meses a quadrinização foi editada: em seis edições (julho a dezembro de 1977), em três coletâneas (volume 1 - agosto de 1977, com os números 1 a 3; volume 2 - outubro de 1977, 4 a 6; e volume 3 - janeiro de 1978, completa) e ainda numa edição completa em preto-e-branco digest sized format.

O leitor atento perceberá que, na edição brasileira, a cada 18 páginas, no canto direito inferior, há uma marca retangular nitidamente repintada (vide páginas 20,38,54,62,80 e 98). É onde termina cada uma das seis revistas originais.

Na segunda capa há um texto introdutório à saga e uma apresentação na qual constam imagens e nomes dos principais personagens: Luke Skywalker, Han Solo (cujo nome foi esquecido e não citado), Chewbacca, Princesa Léia, Ben Kenobi e, claro, os robôs Trepioo e Arto Detoo. Na terceira capa foram colocados os créditos do filme, mas não da revista.

Nas páginas centrais há um belo pôster de página dupla, cujas cores arruinaram a arte.

Fonte: Universo HQ

Postar um comentário

3 Comentários

  1. E então amiga vai escanear essa raridade e disponibilizar para nós pobres mortais?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Cyberjox. Mas por dois motivos infelizmente não vai ser possível. O primeiro é que não tenho a revista e o segundo é que inclusive estou sem scanner.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. E então amiga vai escanear essa raridade e disponibilizar para nós pobres mortais?

    ResponderExcluir