Incêndios Ameaçam Ruínas Antigas de Olímpia na Grécia

Olha aí o perigo do aquecimento global.
E tem gente que ainda acha que isso é invenção da mídia. Os incêndios já se tornaram uma constante em vários lugares. Em Portugal eles já tem a 'estação das queimadas'. :(

Há temores na Grécia neste domingo de que os incêndios florestais possam atingir as ruínas de Olímpia, um patrimônio da humanidade e sede da tocha Olímpica.

Aviões estão despejando água perto do local e vilas próximas foram evacuadas.

Os incêndios já mataram 56 pessoas desde sexta-feira e o governo grego declarou estado de emergência em todo país no sábado.

O primeiro-ministro do país, Kostas Karamanlis, disse que a Grécia precisa "mobilizar todos os recursos e forças para enfrentar este desastre".

Pelo menos 170 incêndios atingiram o país. Os piores casos estão concentrados ao longo de 80 quilômetros da costa oeste do Peloponeso, no sul da península.

No domingo, cinco corpos foram encontrados em Evia, uma ilha ao norte de Atenas, elevando o número de mortos para 56.

O ministro da cultura, Georeg Voulgarakis foi para Olímpia para supervisionar os esforços de emergência.

"Nós não sabemos exatamente quanto estrago existe na área de Olímpia, mas o mais importante é que o museu está como estava antes e que os sítios arqueológicos não terão nenhum problema", disse o ministro à agência de notícias Associated Press.

Um bombeiro disse que seis aviões, dois helicópteros, 15 carros de bombeiros e 45 bombeiros foram enviados para proteger os sítios.

Ajuda internacional

Autoridades suspeitam que alguns focos de fogo foram iniciados deliberadamente. Kalmaranlis disse que os culpados precisam ser processados.

“Tantos incêndios começando simultaneamente em tantas partes do país não podem ser uma coincidência”, disse o premiê em um comunicado na televisão.

"Ninguém tem o direito de tirar vidas e destruir o meio ambiente... de destruir o nosso país."

Um homem de 65 anos foi acusado de incêndio criminoso e assassinato em conexão com a morte de seis pessoas em Areopolis, no extremo sul da Grécia.

O governo grego pediu ajuda a alguns parceiros europeus. Alemanha, Espanha, França e Holanda já prometeram envio de ajuda.

A campanha eleitoral foi suspensa no país. Segundo a imprensa local, é provável que a eleição seja adiada no país devido aos incêndios.

O correspondente da BBC em Pyrgos, Malcolm Brabant, disse que as estações de rádio gregas estão recebendo muitas ligações de pessoas em vilarejos próximos às montanhas que se dizem cercadas pelos fogos.

“Nós vamos queimar vivos”, disse uma mulher da cidade de Lambeti, perto de Olímpia, à televisão grega.

Tragédias

Neste sábado, dois incêndios foram registrados perto de Atenas, obrigando o governo a fechar uma estrada entre o aeroporto e a cidade.

Entre as muitas histórias trágicas que estão chocando o país está a de uma mãe que morreu queimada ao lado dos quatro filhos. Eles morreram abraçados.

“Eu sinto uma enorme tristeza por nossos mortos”, disse Karamanlis na TV. “Eu sinto dor pela mãe que morreu nas chamas com seus braços ao redor de seus filhos. Eu sinto raiva, assim como vocês.”

Sexta-feira e sábado foram os dias com o maior número de vítimas fatais. O verão seco e quente, com temperaturas de até 40º C, piora a situação e a previsão é que os incêndios continuem neste domingo.

Fonte: BBCBrasil

Comentários

Postagens mais visitadas