Astro de 'Star trek' vai se casar com parceiro e passar lua-de-mel no Brasil

George Takei, o Sulu do seriado, vive há 21 anos com Brad Altman.
Licença para união foi oficializada nesta terça-feira (17), na Califórnia.


O ator George Takei, que interpretou Sulu na série de TV "Jornada nas estrelas" ("Star trek"), conseguiu nesta terça-feira (17) licença para se casar em setembro com seu companheiro. Há 21 anos vivendo juntos, eles pretendem passar a lua-de-mel em Machu Pichu (Peru), Buenos Aires (Argentina) e Foz do Iguaçu (Brasil).


"Iremos para a América do Sul - Buenos Aires, as cataratas do Iguaçu, Lima, Cuzco e Machu Pichu, um lugar histórico aonde meus pais foram, e era meu sonho ir lá algum dia", disse o ator, de 71 anos, acompanhado do noivo, Brad Altman.

Os dois foram o primeiro casal a receber a certidão de casamento em West Hollywood, território gay de Los Angeles. Mais de 100 casais homossexuais fizeram uma longa fila desde a noite passada para serem os primeiros, neste recanto da comunidade gay entre Beverly Hills e Hollywood (noroeste de Los Angeles), a obter o documento oficial que lhes permitirá celebrar seu casamento sob a aprovação da Suprema Corte da Califórnia.

"Sem dúvida, este é um dia histórico e extraordinário para a igualdade da nossa comunidade com o restante da sociedade", afirmou o ator, bastante sorridente, em espanhol. "Falo espanhol, porque fui criado no bairro mexicano de Los Angeles, Est LA. Aprendi essa língua, porque quando era pequeno as crianças asiáticas tinham de ir para a escola com as crianças mexicanas, enquanto havia outras escolas públicas reservadas apenas para os meninos brancos americanos".

"Você vê, tenho uma história em discriminação e em muros derrubados como o que estamos derrubando hoje com o direito ao casamento com quem quisermos e quando quisermos", acrescentou.

Padrinhos trekkers

Pouco antes, Takei, de origem coreana, havia contado à imprensa que, em sua festa de casamento, em setembro, seu colega de "Jornada", "Walter Koenig, 'Chekov', será o padrinho, Nichelle Nichols, que fazia a 'Uhura', será a madrinha, e outro amigo meu de 'Star Trek', Leonard Nimoy ('Spock'), estará entre os convidados".

Na segunda, a partir das 17h01 (21h01 de Brasília), as autoridades começaram a entregar as primeiras certidões de casamento, sobretudo em San Francisco e Los Angeles, mas somente nesta terça de manhã começou a entrega em massa desses documentos.

Analistas avaliam que entre 51.000 e 102.000 casais gays que vivem na Califórnia se casarão nos próximos três anos. A expectativa é de que outros 67.500 casais de fora do estado façam o mesmo nesse período.

A Califórnia, onde vivem 37 milhões de pessoas, é o segundo estado nos EUA, depois de Massachusetts, a outorgar esse direito aos homossexuais.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Vi ontem no Jornal da Globo.

    Fiquei abismado.

    :-O

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a matéria. Não sabia que o capitão era gay, mas fiquei feliz por ele estar a tanto tempo com quem ele gosta. Sou extremamente a favor do alargamento das liberdades civis, como a a legalização do aborto, o casamento homossexual, entre tantas outras.

    Abraços

    ResponderExcluir