Starlost Sai em DVD nos EUA

Roubado do blog Tvséries...

Lembra de "Starlost - A Estrela Perdida"? A produção canadense de 1973 será lançada em DVD pela independente VCI Entertainment no dia 21 de outubro nos EUA. Serão quatro discos com os 16 episódios produzidos, pelo preço sugerido de 49.95 dólares.

No material de Extras será disponibilizado o video produzido para ser exibido nas agências de publicidade e conquistar anunciantes/patrocinadores. Este video foi exibido uma única vez na TV quando a série estreou pela rede NBC e pela CTV no Canadá. No video, Keir Dullea e Douglas Trimbell apresentam a idéia de "Starlost" e o tipo de tecnologia que pretendem utilizar para transformar a idéia em realidade.

Criada por Harlan Elison para a 20th Century Fox americana, a série teve sérios problemas de produção que fizeram com que ela fosse parar no Canadá. Tudo começou quando a Fox, que na época ainda não tinha um canal próprio, não conseguiu vender a idéia para nenhum canal. Pensou então em estrear a série em syndication, canais regionais, mas também não teve sucesso.

Assim, ela foi parar no Canadá, onde, na época, era necessário utilizar apenas a equipe técnica e os produtores do país, sem a participação (ou participação mínima) dos americanos. A série foi produzida em parceria com a Fox que ficou com os direitos de distribuição. Mas perderam parte do patrocínio que tinham, forçando cortes de orçamento. Com isso, ao invés de se filmar em película, foi gravada em video. Os cortes também provocaram redução de cenários e figurinos além dos efeitos especiais.

Antes mesmo de estrear pelo canal canadense CTV, e posteriormente pela NBC, Harlan já tinha se desiludido com a série e se afastou da produção. Não conformado, pediu que retirassem seu nome dos créditos o qual foi substituído por um pseudônimo. E, assim, a série foi creditada à Cordwainer Bird. Apesar de nada promissora, o tema era muito bom e extremamente inovador para a época. Talvez por isso não tenha conseguido um canal que apostasse de imediato na idéia.

A história gira em torno de uma espaçonave chamada Ark, ou Arca, de 11 mil quilômetros de comprimento, a qual tem a capacidade de abrigar todos os sobreviventes do planeta Terra que foi destruído. Dentro da nave, povos de cultura variadas que vivem em diferentes ambientes de biosferas alto-suficientes. A Ark inicia sua viagem no ano de 2285, mas, logo no início, ocorre um acidente e toda a tripulação que se encontrava na área de comando é morta, deixando a nave vagando sem rumo pelo espaço.

Séculos se passaram. O ano agora é 2790. Uma nova geração de sobreviventes ignora que vive em uma espaçonave e segue com suas vidas. Um jovem, Devon (Keir Dullea - de "2001, Uma Odisséia no Espaço"), vive em uma comunidade Amish. Ele se apaixona por Rachel (Gay Rowan), que está prometida a Garth (Robin Ward). Mas este não a ama. Quando Devon revela seu desejo em desposar Rachel, ele é expulso da comunidade por tentar destruir suas tradições. Vagando sem rumo, ele acaba encontrando a cabine de comando da nave onde um computador revela a verdade à Devon. Para piorar a situação, ele descobre que seu "mundo", a Arca, está em rumo de colisão um planeta da classe G, algo como o sol. Ele tenta avisar seu povo, mas apenas Rachel e Garth acreditam nele.

A idéia era apresentar na série as diferenças culturais, sociais e religiosas em contraste com a tecnologia e a ciência. Além dos atores fixos, também fizeram parte da série como atores convidados, Walter Koenig, de "Jornada nas Estrelas", John Colicos, de "Galactica", e Barry Morse, de "Espaço:1999" e "O Fugitivo".

Nota da Fê: Fiquei aqui pensando como algumas séries envelhecem mal. Com algumas acontece um fenômeno ainda mais estranho: já nascem velhas. Starlost já parecia antiga quando era nova, apesar de legal. Estranho isso.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Seriado cult, com um conceito muito interessante. Pena que não foi adiante. Vale a pena assistir aos primeiros episódios. Boa postagem!

    ResponderExcluir
  2. passou emhorário ingrato na TV Globo, pelos idos de 1974/75... Sábados ao 12:00h

    Era pra não assistir mesmo!

    ResponderExcluir
  3. assisti esta serie em 1974 na globo tinha 14 anos e gostei muito para quem não sabe tem musica do pinky floyd na série. éspero que esta caixa da serie em DVD sai logo e com a dublagem original em portugues.

    ResponderExcluir
  4. tem como baixar a serie no Fileserve.com, e as legendas no Opensubtitles.

    ResponderExcluir