Fãs de música clássica e heavy metal são parecidos, diz estudo

Um estudo que analisa a relação entre gosto musical e personalidade sugere que há semelhanças entre fãs de música clássica e aqueles que gostam de heavy metal.

A pesquisa, realizada na Universidade Heriot Watt, em Edimburgo, na Escócia, entrevistou 36 mil pessoas. Os pesquisadores fizeram perguntas sobre características da personalidade de cada participante e pediram para que os voluntários avaliassem 104 estilos musicais.

Os resultados sugerem, por exemplo, que fãs de jazz são criativos e extrovertidos, enquanto aqueles que gostam de música pop tendem a ter pouca criatividade.

Segundo o professor Adrian North, que liderou o estudo, a surpresa foi descobrir semelhanças na personalidade de fãs de música clássica e heavy metal.

"São pessoas muito criativas, introvertidas e de bem consigo mesmas, o que é estranho. Como você pode ter dois estilos tão distintos com grupos de fãs tão parecidos?", afirmou North.

Ele ressalta que uma das explicações pode ser o “aspecto teatral desses estilos, que são dramáticos”.

"As pessoas em geral têm um estereótipo sobre os fãs de heavy metal, acham que eles têm tendência suicida, são deprimidos e representam um perigo para si e para a sociedade em geral. Na verdade, são pessoas bem delicadas", afirmou.

Relação

De acordo com North, a pesquisa pode ser muito útil para a indústria fonográfica e para quem trabalha com marketing.

"Se você sabe a preferência musical de uma pessoa, pode dizer que tipo de personalidade ela tem e para quem deve vender", disse North.

"São implicações óbvias para a indústria da música, que está preocupada com a queda da venda de CDs."

Blues – boa auto-estima, criativos, extrovertidos, gentis, de bem com a vida.

Jazz - boa auto-estima, criativos, extrovertidos, de bem com a vida.

Música clássica - boa auto-estima, criativos, introvertidos, de bem com a vida.

Rap - boa auto-estima, extrovertidos.

Ópera - boa auto-estima, extrovertidos, gentis.

Country – Trabalhadores, extrovertidos.

Reggae – boa auto-setima, criativos, pouco trabalhadores, extrovertidos, gentis, de bem com a vida.

Dance – criativos, extrovertidos, rudes.

Indie – baixa auto-estima, criativos, pouco trabalhadores, rudes.

Rock/heavy metal – Baixa auto-estima, criativos, pouco trabalhadores, introvertidos, gentis, de bem com a vida.

Pop – boa auto-estima, pouco criativos, trabalhadores, extrovertidos, gentis, desassossegados.

Soul – boa auto-estima, criativos, extrovertidos, gentis, de bem com a vida.

Nota da Fê: Isso pra mim não é nenhuma novidade. As pessoas sempre tiveram uma relação muito especial com a música, seja em momentos de alegria, tristeza, raiva, paixão ou mera reflexão. É uma bela maneira de canalizar emoções. Com relação ao pessoal do metal a pesquisa está realmente certa. Somos gente boa, não temos nada a ver com o esterótipo que a mídia vende. O estilo dramático da música clássica e do metal são realmente parecidos, mas as semelhanças não param por aí. Muitos compositores clássicos eram considerados a seu tempo 'temperamentais', 'rebeldes' e 'anti-sociais'. Basta lembrar de Mozart, Beethoven e Stravinski, por exemplo. Acredito que a 'culpa' por dois estilos aparentemente tão antagônicos serem tão parecidos é mesmo do Richard Wagner... rs

Postar um comentário

0 Comentários