Famoso busto de rainha egípcia na verdade é cópia moderna, diz historiador

Eu sabia que isso ia dar pano pra manga. O busto tem sido uma 'questão em aberto' desde o seu suposto descobrimento por Ludwig Borchardt. Seria uma fraude de Borchardt. Uma outra teoria envolveria os nazistas. Hitler teria ordenado o fabrico de um novo busto idêntico ao original. E este seria o busto atualmente exibido em Berlim.

Pesquisador suíço achou sinais de que se trata de réplica do século XX.
Réplica teria sido produzida por arqueólogo para testar tintas antigas.


Foto: Oliver Lang/France Presse

O busto da rainha egípcia Nefertiti, exposto num museu de Berlim e datado do século XIV a.C., na verdade é uma cópia de 1912, feita para testar pigmentos usados pelos antigos egípcios, afirma o historiador da arte suíço Henri Stierlin.


Segundo Stierlin, que é autor de dezenas de livros sobre o Egito, o Oriente Médio e o antigo Islã, a obra foi feita seguindo as ordens do arqueólogo alemão Ludwig Borchardt, durante escavações, pela mão do artista Gerardt Marks. "Parece cada vez mais improvável que o busto seja original", afirma Stierlin.


De acordo com o historiador suíço, a ideia era fazer um teste de cores com pigmentos antigos achados durante as escavações. Mas a cópia foi confundida com uma obra original por um príncipe alemão, e o arqueólogo Borchardt não teve coragem de contar a verdade a seus visitantes.

Entre os sinais de que se trata de uma reprodução moderna estão a falta do olho esquerdo -- os egípcios nunca deixavam estátuas incompletas desse jeito --, o formato dos ombros, que segue o estilo do fim do século XIX em diante, e o fato de que o busto não figura nos artigos científicos publicados sobre a escavação.

0 komentar: