40 anos do Homem na Lua, parte 2

A Missão Apollo 11

Missões anteriores haviam circundado a Lua, pousado nela e enviado fotografias de sua superfície. Mas, por volta de julho de 1969, a Nasa estava pronta para enviar homens ao satélite. A tripulação da missão histórica era formada pelo comandante Neil Armstrong, Michael Collins (piloto do módulo de comando) e Edwin "Buzz" Aldrin (piloto do módulo lunar). Veja a seguir como a missão transcorreu.

16 de julho de 1969 (9h32) - o foguete Saturno V, transportando a espaçonave Apollo 11, foi lançado do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Ele transportava o módulo de comando e serviço, que alojava os astronautas, e o módulo lunar que Armstrong e Aldrin utilizariam para o pouso na Lua. Depois de completar uma órbita e meia em torno da terra, o terceiro estágio do Saturno V voltou a ser acionado e colocou a Apollo 11 no caminho da Lua. Pouco depois, o módulo de comando, conhecido como Colúmbia, separou-se do foguete, reverteu sua posição e se conectou pelo nariz ao módulo lunar, o Eagle (Águia). A espaçonave combinada assim formada prosseguiu em seu percurso.

19 de julho - a Apollo 11 entrou na órbita da Lua. Depois de 24 horas em órbita e de uma verificação dos sistemas e da comunicação no módulo lunar, Armstrong e Aldrin separaram o Eagle do Colúmbia, e se prepararam para o pouso na superfície lunar. Collins ficou no Colúmbia, para servir como elo de comunicação entre o módulo lunar e o controle da missão, na Terra.

20 de julho (16h17) - 102 horas depois do lançamento, Armstrong e Aldrin pousaram no Mar da Tranqüilidade, uma planície de lava na superfície da Lua. Armstrong enviou sua famosa mensagem ao controle da missão: "Houston, aqui Base Tranqüilidade. A Águia pousou". Pouco minutos depois, os dois astronautas começaram os procedimentos para um cancelamento de emergência da missão e retorno ao módulo de comando, para o caso de alguma emergência. Depois, desativaram os sistemas do módulo.

Seis horas e meia mais tarde. Armstrong deu seus primeiros passos na superfície da Lua.


Assim que Aldrin se uniu a Armstrong na superfície da Lua, os dois astronautas começaram a coletar material. Enquanto trabalhavam, anotavam as diferenças entre a gravidade lunar e a terrestre. Como a gravidade da Lua equivale a 1/6 da terrestre, os astronautas tinham de se mover com passos lentos ou saltando com os dois pés, como cangurus.

Na Lua, Armstrong e Aldrin criaram uma imagem que entrou para a História, quando instalaram uma bandeira dos Estados Unidos. A tarefa foi menos fácil do que pareceu. A estaca penetrou facilmente no solo da Lua por 10 ou 15 centímetros, mas depois surgiu resistência. Os astronautas tiveram de incliná-la ligeiramente para que ficasse no chão.

Durante o período passado na Lua, eles recolheram cerca de 22 quilos de material lunar, fotografaram a área do pouso, montaram equipamentos e extraíram duas amostras do subsolo lunar. Deixaram para trás um disco com 73 mensagens de países do mundo, um distintivo da Apollo 1, medalhas de cosmonautas russos e um símbolo da águia norte-americana levando um ramo de oliveira.

21 de julho (1h54) - 21 horas depois do pouso, Armstrong e Aldrin decolaram da Lua, deixando o estágio inferior do módulo lunar para trás. Dentro do módulo, eles voltaram à órbita do satélite, onde se acoplaram ao módulo de comando e serviço e depois soltaram o Eagle no espaço.

24 de julho - a Apollo 11 entrou em órbita da Terra a uma velocidade de 11.031 metros por segundo e pousou no Oceano Pacífico às 12h51.

O futuro da exploração lunar

A Lua se manteve intocada por seres humanos por mais de três décadas, mas isso pode mudar em breve. Em 2004, o presidente George W. Bush prometeu que enviaria astronautas em novas missões à Lua antes de 2020. No entanto, a viagem seria mais que uma simples expedição de estudo - serviria como lançamento para uma missão lunar mais extrema, que estabeleceria residências temporárias no satélite. Os astronautas montariam unidades de habitação, centrais de energia e sistemas de comunicações, e lançariam missões à Marte da base lunar.

E não são apenas os governos que estão envolvidos em uma corrida espacial: diversos empresários milionários também querem uma oportunidade de glória. O grupo de Internet Google criou um prêmio de US$ 25 milhões para a primeira organização privada que enviar uma espaçonave não tripulada à Lua. Para conquistar o Google X Prize, os participantes devem não só pousar uma nave na Lua como também percorrer 500 metros em um veículo lunar e enviar fotos e vídeos de alta resolução da Lua para a Terra.


Postar um comentário

2 Comentários

  1. Roberto Sabino8/08/2011 1:01 PM

    Olá Fernanda,
    Gostei muito deste artigo sobre a Conquista da Lua.
    Mas em contra partida pela comemoração dos 40 anos deste evento, existe uma corrente muito forte em todo o mundo, que questiona o fato, e chegam a classificar como: "A maior fraude do século XX"; e apresentam fatos e provas que tem sido dificil contestar, levando a própria N.A.S.A. a retirar fotos e artigos de seu site oficial.
    Gostaria de saber a sua opinião a respeito, pois há que se considerar a própria época do fato, a década de 60 tinha uma tecnologia bastante rudimentar para se realizar tão titãnica tarefa e também a questão politica da Guerra Fria.
    Abraço
    Sabino
     

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você diz ser fatos e provas na verdade não o são. A NASA mais do que qualquer outra agência sempre posta tudo, conteúdo, fotos e estudos pra quem quiser ver. E sobre ser fraude, você acha mesmo que em plena guerra fria a União Soviética não teria contestado e alertado o mundo caso fosse uma fraude?? No entanto a própria União Soviética detectou o lançamento e a trajetória rumo a lua e simplesmente como bom jogador que são, assumiram que perderam a corrida pra lua. Só lhe digo porque não devemos acreditar nos falsos "documentários" que vemos por aí. Nem sei se você vai ler, mas enfim.. Abraço! :))

      Excluir