Crise no ensino gaúcho é causada por desmotivação e falta de limites

Pois é... não é, Sra. Governadora?
Sempre fugi da sala de aula. Não sou suicida. Já dizia um amigo meu [também historiador]: 'Os melhores professores não dão aulas'. Exageros à parte, a situação é péssima.

O Rio Grande do Sul não emplacou nenhuma escola entre as 30 primeiras do Enem. Ao serem perguntados sobre o baixo desempenho das instituições de ensino no Estado, os leitores de Zerohora.com apontaram várias causas para o problema. Entre as mais citadas, estão a desmotivação dos profissionais e a falta de interesse de alunos, que não recebem a educação adequada dos pais.



O leitor João Gabriel Medeiros, da Capital, resumiu os problemas da educação em três áreas:

— Baixa remuneração dos professores, falta de qualificação e crise de moral. Entendo como crise de moral: má educação em casa, falta de limites, e uma péssima gestão pública da pasta Estadual. Mas acho que não basta apenas uma boa gestão pública, é preciso que os pais imponham limites aos seus filhos, e que façam com que entendam que o "não" educa e socializa como ser humano.

O descaso e a depredação das instituições de ensino, a violência contra os profissionais e as regras do sistema educacional relativas à reprovação de alunos foram indicadas por Albino Clauss, também de Porto Alegre:

A que se deve o mau rendimento das escolas gaúchas no Enem 2009?

— Num estado onde até a 3ª série é proibido rodar, não poderia ser diferente no ENEM. Os professores, mal pagos, são desmotivados pois até apanham dos alunos e pais de alunos. As escolas são pichadas e depredadas, o desrespeito reina. O resultado só poderia ser este.

Já Jaqueline Monteiro, de Caxias do Sul, avaliou que a falta de interesse tomou conta das crianças e adolescentes, mas que a educação precisa se modernizar para lidar com a nova geração:

— A escola virou algo muito "antigo", o modo de ensino também. Acho que precisaríamos de uma renovação. O mundo mudou, o ensino precisa dessa atualização. Admiro aqueles professores que conseguem fazer da sala de aula um lugar desejado para os estudantes.

Postar um comentário

0 Comentários