Sempre fugi da sala de aula. Não sou suicida. Já dizia um amigo meu [também historiador]: 'Os melhores professores não dão aulas'. Exageros à parte, a situação é péssima.
O Rio Grande do Sul não emplacou nenhuma escola entre as 30 primeiras do Enem. Ao serem perguntados sobre o baixo desempenho das instituições de ensino no Estado, os leitores de Zerohora.com apontaram várias causas para o problema. Entre as mais citadas, estão a desmotivação dos profissionais e a falta de interesse de alunos, que não recebem a educação adequada dos pais.
O leitor João Gabriel Medeiros, da Capital, resumiu os problemas da educação em três áreas:
— Baixa remuneração dos professores, falta de qualificação e crise de moral. Entendo como crise de moral: má educação em casa, falta de limites, e uma péssima gestão pública da pasta Estadual. Mas acho que não basta apenas uma boa gestão pública, é preciso que os pais imponham limites aos seus filhos, e que façam com que entendam que o "não" educa e socializa como ser humano.
O descaso e a depredação das instituições de ensino, a violência contra os profissionais e as regras do sistema educacional relativas à reprovação de alunos foram indicadas por Albino Clauss, também de Porto Alegre:
A que se deve o mau rendimento das escolas gaúchas no Enem 2009?
— Num estado onde até a 3ª série é proibido rodar, não poderia ser diferente no ENEM. Os professores, mal pagos, são desmotivados pois até apanham dos alunos e pais de alunos. As escolas são pichadas e depredadas, o desrespeito reina. O resultado só poderia ser este.
Já Jaqueline Monteiro, de Caxias do Sul, avaliou que a falta de interesse tomou conta das crianças e adolescentes, mas que a educação precisa se modernizar para lidar com a nova geração:
— A escola virou algo muito "antigo", o modo de ensino também. Acho que precisaríamos de uma renovação. O mundo mudou, o ensino precisa dessa atualização. Admiro aqueles professores que conseguem fazer da sala de aula um lugar desejado para os estudantes.
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