Kevin McCarthy (1914-2010)

Semana passada o TCM exibiu um episódio dos Invasores com ele.

Ator convidado em dezenas de séries de TV, Kevin McCarthy faleceu ontem, dia 11 de setembro, aos 96 anos, de causas naturais.

Kevin McCarthy nasceu no dia 15 de fevereiro de 1914 em Seattle, Washington, filho de um católico irlandês e uma protestante de descendência judaica. Kevin era primo do Senador Eugene McCarthy, que defendeu o fim da Guerra do Vietnã, tendo sido candidato à presidência dos EUA em cinco ocasiões. Também era irmão de Mary McCarthy, ativista política e escritora. Kevin e seus irmãos ficaram órfãos ainda crianças quando seus pais faleceram durante uma epidemia de gripe em 1918, sendo adotados por parentes.

Kevin começou a atuar em peças estudantis quando ainda frequentava a Universidade de Minnesota no início dos anos de 1930, onde formou-se em jornalismo. Aceitando o desafio de um amigo, Kevin interpretou um pequeno papel na peça “Henrique IV -- Parte 1″. A partir de 1938, sem nunca ter estudado para ser ator, Kevin começou a trabalhar em várias peças de teatro em Nova Iorque.Durante a 2ª Guerra, Kevin serviu nas Forças Aéreas como sargento, tendo participado de montagens teatrais para entreter as tropas. Após a Guerra, Kevin retornou à Nova Iorque onde passou a dedicar-se profissionalmente à carreira de ator. Foi um dos integrantes da primeira turma do Actor’s Studio, escola de atores.

Em 1949 interpretou Biff Loman, personagem da peça “A Morte do Caixeiro Viajante”, montada em Londres. Quando o filme foi produzido em 1951, Kevin reprisou seu personagem, com o qual foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante e recebendo um Golden Globe.

O ator começou a trabalhar na televisão em 1949, com participações em teleteatros. No final da década de 1950, passou a atuar em episódios de séries de TV, entre elas “Além da Imaginação”, “Ben Casey”, “O Homem do Rifle”, “Os Defensores”, “The Eleventh Hour”, “Alfred Hitchcock Apresenta”, “Dr. Kildare”, “Honey West”, “O Fugitivo”, “O Agente da U.N.C.L.E.”, “Os Invasores”, “A Lei de Burke”, “Os Guerrilheiros/Garrison’s Gorillas”, “Judd”, “James West”, “Os Audaciosos/The Name of the Game”, “Chaparral”, “The F.B.I.”, “Júlia”, “O Carro da Morte/Bearcats!”, “Missão: Impossível”, “Banacek”, “Columbo”, “Cannon”, “Havaí 5-0″, “A Ilha da Fantasia”, “À Procura dos Amores Perdidos/Finder of Lost Loves”, “Hotel”, “O Esquadrão Classe A”, “Fama”, “Carga Dupla/Simon & Simon”, “China Beach”, “Assassinato por Escrito”, “Contos do Terror”, “Edição de Amanhã”, “The District” e “Eyes”, entre outras.

Entre 1969 e 1970, integrou o elenco da série “The Survivors”, criada por Harold Robbins e estrelada por Lana Turner, que teve apenas 15 episódios produzidos. Entre 1980 e 1982 esteve na novela noturna “Os Milionários/Flamingo Road”, na qual interpretou Claude, pai de Constance (Morgan Fairchild). Em 1985 teve participação semiregular na sitcom “Amanda’s”, versão americana da inglesa “Fawlty Towers”, estrelada por Bea Arthur. No mesmo ano, integrou o elenco de “Bay City Blues”, série estrelada por Michael Nouri que teve apenas oito episódios produzidos.

No cinema, atuou em mais de 30 filmes, mas é mais conhecido por seu trabalho em “Vampiros de Almas/Invasion of Body Snatchers”, de 1956, com base no livro de Jack Finney. A produção teve um remake em 1978, no qual Kevin teve uma rápida participação. O ator também esteve no elenco da versão cinematográfica de “Além da Imaginação”.

Em 1941, Kevin casou-se com a atriz Augusta Dabney, com quem teve três filhos, e de quem se divorciou em 1961. Em 1979 casou-se com Kate Crane, com quem teve dois filhos.

Durante muitos anos, Kevin apresentou-se com o monólogo “Give ‘Em Hell, Harry”, no qual interpretava o Presidente Harry S. Truman. Apesar da idade avançada, Kevin continuou trabalhando até o início desse ano, atuando em filmes de curta metragem.



Invasion of the Body Snatchers - Trailer

Veja

Postar um comentário

0 Comentários