Simon MacCorkindale (1952-2010)

Eu já sabia da doença dele há algum tempo.
A gente sempre espera um 'milagre', but... "C'est la vie". :(

O ator, diretor e produtor, conhecido pela série “Manimal”, faleceu no dia 14 de outubro, aos 58 anos, vítima de câncer. Há quatro anos, Simon foi  diagnosticado com câncer no intestino. Após o tratamento, a doença voltou, atingindo os rins e depois os pulmões.
Simon Charles Pendered MacCorkindale nasceu no dia 12 de fevereiro de 1952 em Ely, Cambridgeshire, Inglaterra. Filho de um militar da RAF (Royal Air Force), Simon foi criado para seguir a carreira militar. Mas aos 13 anos de idade, um problema na vista o fez mudar seus planos. A princípio, pensou em seguir carreira diplomática, mas acabou trocando pela carreira artística.

Desejando se tornar diretor, Simon prometeu aos pais que arranjaria uma ‘profissão séria’ se não conseguisse se sustentar com seu trabalho artístico até a idade de 25 anos. Buscando se tornar um diretor de atores, e não apenas de imagens e movimentos de câmera, Simon matriculou-se em um curso de formação de atores. Logo ele começou a trabalhar nessa área integrando o elenco de várias montagens teatrais. Sua primeira peça como ator profissional foi “Pigmaleão”, ao lado de Diane Rigg, de “Os Vingadores”.



Como ator, chegou na TV em 1973, fazendo participações especiais em programas ingleses, incluindo as renomadas minisséries “I, Claudius”, de 1976, e “Jesus de Nazaré”, de 1977. O ator chamou a atenção da crítica com o filme  “Morte Sobre o Nilo”, versão do livro de Agatha Christie, de 1978. Essa produção lançou sua carreira no ano em que completou 26 anos.
Aproveitando a repercussão, Simon mudou-se para os EUA onde enfrentou preconceitos por recusar-se a abandonar o sotaque inglês. Após várias tentativas, o ator conseguiu ser contratado para estrelar a série “Manimal”, produção da NBC de 1983, na qual interpretou um professor inglês que descobre uma forma de modificar suas células, transformando-se em qualquer tipo de animal.
Mas a moda de heróis mutantes ainda não tinha chegado aos seriados da televisão e “Manimal” perdeu na audiência para a novela noturna “Dallas”. Cancelada com apenas oito episódios produzidos, a série se transformou em uma produção cultuada por poucos e ridicularizada por muitos, em função dos efeitos precários.



A segunda tentativa do ator em estabelecer-se nos EUA foi com “Falcon Crest”, novela noturna da qual integrou o elenco entre 1984 e 1986, em 56 episódios. Depois veio “Contra Ataque/Couterstrike”, produzida entre 1990 e 1993 e estrelada por Christopher Plummer, que interpretava um milionário responsável por formar uma equipe especializada no combate ao terrorismo em território internacional. Outro tema ainda prematuro, mas que conseguiu manter a série no ar por três temporadas.
Com participações em séries como “Caixa Alta/Matt Houston”, “A Ilha da Fantasia”, “Casal 20/Hart to Hart”, “Dinastia”, “La Femme Nikita”, “Night Man” (na qual reprisou seu personagem de “Manimal”), “Terra Conflito Final”, “Poltergeist: a Série” e “Caçadora de Relíquias”, entre outras, Simon encontrou estabilidade com a série inglesa “Casualty”, drama médico que está há 25 anos no ar.
O ator interpretou o Dr. Harry Harper em 229 episódios, entre 2002 e 2008, deixando o elenco do programa pouco tempo depois de ser diagnosticado, novamente, com câncer. Simon continuou trabalhando, dessa vez nos palcos, onde atuou em algumas peças, entre elas, a montagem do musical “A Noviça Rebelde“, na qual interpretou o Capitão Von Trapp.



Como diretor, Simon iniciou carreira em 1986, dirigindo um episódio de “Falcon Crest”. Também atuou como produtor em séries canadenses como “Queen of Swords” e “Adventure Inc”.
Em 1976, Simon casou-se com a atriz Fiona Fullert, uma das Bond Girls dos filmes de 007. O casal se divorciou em 1981. Em 1984, ele se casou com a atriz Susan George, que conhecera em 1977, voltando a encontrá-la em 1982. O ator não teve filhos.
Em 2006, ele foi diagnosticado com câncer no intestino, submetendo-se a uma cirurgia para remover parte do órgão. Considerado curado, o ator retornou ao trabalho. Mas em 2007, o câncer voltou atingindo os rins. Mesmo submetendo-se a um tratamento, Simon continuou trabalhando.
Em novembro de 2009, a doença já tinha se espalhado para os pulmões, levando Simon a revelar seu estado de saúde ao público, anunciando que estava em fase terminal. Seu último trabalho foi uma participação na série inglesa “New Tricks”, em um episódio filmado um mês antes de sua morte; além dos filmes “A Closed Book”, com Daryl Hannah, e “13 Hrs”.



Abertura de “Manimal”:



Entrevista com Simon MacCorkindale em 2008, divulgando seu trabalho na montagem “A Noviça Rebelde”. Ele menciona sua saída da série “Casualty”, mas não revela a doença, dizendo que a decisão foi tomada para que pudesse voltar ao teatro. Simon também comenta seu trabalho em “Manimal” e as dificuldades que enfrentou na época em função de seu sotaque.


Temporadas - VEJA.com

Postar um comentário

0 Comentários