Museu Egípcio do Cairo invadido – UPDATE!

Retirado do site Arqueologia Egípcia da colega Márcia Jamille Costa. Ela pediu para divulgar já que as notícias estão muito confusas e contraditórias. A Jamille tem postado direto no Twitter antes mesmo que muitos sites famosos o façam. Belo trabalho! Parabéns! :)

Museu Egípcio do Cairo invadido. Fonte jornal online Al Jazeera.

UPDATE (04h00 – horário de Brasília)

Como prometido estou fazendo um update. Infelizmente eu fraquejei hoje quando recebi as imagens do que aconteceu no Museu Egípcio do Cairo, pensei em desistir de repassar as informações e me retirar da ajuda nos protestos. O difícil é tentar compreender o que aconteceu, no entanto não adianta ficar lamentando, o jeito é seguir a diante, tentar salvar os artefatos e claro punir os culpados. Agora é confiar naqueles que ainda estão firmes tentando proteger o museu.

Primeiramente tenho que alertar que a invasão do edifício não tem a ver com o protesto para retirar o Mubarak do poder, muito pelo contrário, algumas pessoas fizeram uma “corda humana” em frente ao museu para evitar entradas de mal intencionados, mas isto não impediu que no sábado (dia 29/01/2011) um grupo de pessoas (acredita-se que nove homens) entrasse no Museu Egípcio pelo o teto e danificasse alguns artefatos.

As notícias que estão sendo veiculadas estão extremamente confusas, já que a internet e telefones só foram liberados no Egito ontem, o que sei recebi via twitter (que está sendo a ferramenta usada em apoio aos protestos) e vendo a CNN e BBC World News. A seguir vou repassar o que tenho até agora:

◘ Na sexta-feira, 28/01/2011, no Cairo se espalharam rumores de que incendiários queriam atacar o Museu Egípcio, outras notícias que estavam circulando era de que uma turba planejava invadir para quebrar algumas das peças.

◘ No mesmo dia, protestantes se reuniram na frente do museu e formaram uma “corda humana” para evitar qualquer ataque ao edifício. Uma das pessoas que tentavam proteger teria dito “Eu estou aqui para defender e proteger o nosso tesouro nacional” (Em breve colocarei a fonte).    

◘ Segundo dizem, a “corda humana” foi agredida por algumas pessoas que tentavam invadir o museu, mas não sei ainda se esta informação foi confirmada, mas sabe-se que o exército também começou a patrulhar a área.

◘ Na madrugada de sábado manifestações ainda ocorriam nas ruas. O horário ainda não me foi confirmado, mas antes da chegada da tarde foram descobertos os estragos nas peças do museu.

◘ Neste meio tempo os boatos começaram a rondar. Pela tarde Dr. Zahi Hawass confirmou ao Reuters o acontecido e disse que duas múmias reais foram danificadas e a bilheteria saqueada.

◘ Os demais jornais não possuíam tal informação, criando rumores de que seria uma notícia falsa.

◘ Mais ou menos dentre as 14h00 e 15h00 (horário de Brasília) eu recebi as imagens via twitter de alguns dos objetos destruídos (Al Jazeera). O que foi para mim uma situação extremamente desanimadora, já que acompanhava todo o drama do museu desde ontem.

◘ Começaram a rodar boatos de que algumas pessoas roubaram coisas da área do museu, mas os próprios civis teriam recuperado e devolvido ao edifício. Tal boato não foi confirmado.

◘ Neste momento muitos já lamentavam a situação e começaram a apontar que agora será impossível recuperar peças que o Supremo Conselho de Antiguidades planeja ter de volta. Pelo o mundo falam que o sonho da repatriação de artefatos acabou para o Egito. A Alemanha – que esta semana negou mais uma vez o pedido de repatriação do busto de Nefertiti - prometeu fazer uma doação em dinheiro para os egípcios se reerguerem, assim que terminar tudo isto (notícia ainda não confirmada).  

◘ Neste meio tempo, muitas pessoas pelo o mundo reconheceram nas imagens veiculadas partes que supostamente eram de artefatos de Tutankhamon.

A imagem ilustra quais são os artefatos de Tutankhamon que se acredita está destruído. Fonte das imagens dos artefatos inteiros: JAMES, Henry. Tutancâmon (Tradução de Francisco Manhães). 1ª Edição. Barcelona: Editora Folio, 2005. P. 178 e 179.

◘ Somente horas depois a Nile TV enviou um vídeo para a CNN.

◘ Agora pela noite a CNN começou a veicular que nenhuma peça do Museu Egípcio do Cairo foi levada.

◘ Dr. Zahi Hawass fez mais um pronunciamento em que teria dito que a suspeita é de que nove homens invadiram o museu com a intenção de danificar algumas peças e roubar outras. Ele confirmou que tentaram roubar duas múmias, mas por algum motivo desconhecido desistiram e abandonaram os corpos no chão, o que as danificou. A identidade das múmias não foi liberada. Hawass confirmou também que grande parte do estrago foi feito ao acervo de Tutankhamon, mas não liberou a notícia de quais peças foram quebradas, mas alertou que será possível recuperá-las. Informou também que vai abrir um processo na esperança de punir os invasores. Desde a tarde a parte interna do museu está sendo vigiada por soldados armados com metralhadoras.

◘ Também pela tarde liberaram que o platô de Giza foi isolado e está sitiado por tanques, mas não sei informar como está a segurança nos demais sítios arqueológicos.

◘ Não está confirmado, mas alguns dizem que o Dr. Zahi Hawass agora está acampando dentro do museu para tentar também proteger as peças.

Se possível em breve trarei mais um update. Por favor, ajudem a espalhar este post para outras pessoas. Só resolvi publicar aqui por que recebi mensagens pedindo esclarecimentos e confirmações. Acredito que este texto será de alguma utilidade. As informações que tenho aqui vieram via twitter durante as trocas de informações sobre o protesto e via CNN TV (que por sua vez recebe informações da Nile TV e os correspondentes egípcios) e BBC World News.

Arqueologia Egípcia

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Dá vontade de chorar! Estive há vinte dias nesse local...nada justifica isso...não é só o Egito que perde...perdemos todos!

    Anamaria

    ResponderExcluir
  2. Dá vontade de chorar! Estive há vinte dias nesse local...nada justifica isso...não é só o Egito que perde...perdemos todos!

    Anamaria

    ResponderExcluir