Saqueadores destruíram duas múmias faraônicas em museu

Um dia negro para a humanidade. :(

Falo sobre isso desde os anos 90. O risco de uma transição violenta de governo sempre existiu, mas nos últimos anos aumentou consideravelmente. Não vou entrar no mérito se o governo é corrupto ou não, ou se é uma ditadura disfarçada, mas espero sinceramente que as coisas se resolvam da melhor e mais tranquila forma possível.

Saqueadores entraram no Museu Egípcio durante os protestos contra o governo na sexta-feira (28) e destruíram duas múmias faraônicas. O principal arqueólogo do país anunciou na televisão estatal a perda.

O museu no centro do Cairo, que tem a maior coleção mundial de antiguidades da época dos faraós, está próximo da sede do Partido Nacional Democrático, que comanda o governo. O prédio do partido foi incendiado pelos manifestantes.

"Lamentei profundamente quando cheguei ao Museu Egípcio pela manhã e descobri que algumas pessoas tentaram entrar no museu à força na noite passada", disse Zahi Hawass, presidente do Conselho Supremo de Antiguidades neste sábado (29).





"Cidadãos egípcios tentaram brecá-los e foram auxiliados pela polícia turística, mas alguns conseguiram entrar pela parte de cima e destruíram duas das múmias", disse. Ele afirmou que os saqueadores também arrombaram a bilheteria do museu.

O edifício de dois andares, construído em 1902, abriga dezenas de milhares de objetos, incluindo a maior parte da coleção relacionada a Tutancâmon.

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários