Cientistas alemães desenvolvem programa que lê pensamentos

O futuro chegando…

Os laboratórios AutoNOMOS, da Universidade Livre de Berlim, conseguiram controlar um carro usando apenas o poder da mente

Cientistas da Universidade Livre de Berlim (Freie Universität Berlin) desenvolveram um sistema eletrônico que possibilita controlar um carro apenas com o pensamento. As pesquisas foram feitas pelos laboratórios de inovação AutoNOMOS, associados à universidade, usando pequenos sensores que captam ondas cerebrais, ou eletroencefalogramas (EEG). Após vários testes, os pesquisadores conseguiram distinguir, em um programa de computador, as diferentes ondas para comandos como virar à esquerda, à direita, acelerar ou frear.

Com o novo programa em mãos, os cientistas adaptaram um carro dos laboratórios, controlado de forma totalmente eletrônica, para que ele pudesse ser guiado também com o pensamento. Os testes foram realizados nas pistas do antigo aeroporto de Tempelhof por questões de segurança, e comprovaram que é possível dirigir o veículo apenas com a força mental.

Na primeira etapa do desenvolvimento do sistema, os pesquisadores da universidade criaram um programa simples, que consistia de um cubo na tela de um computador. Usando uma espécie de capacete equipado com sensores cerebrais, conseguiram fazer com que um dos membros da equipe movesse o objeto para a esquerda e para a direita. Em seguida, pediram a uma pessoa que, usando esse mesmo programa, pensasse nas quatro situações básicas da direção: acelerar, frear, virar à direita e à esquerda - dessa forma, o computador ficaria treinado para interpretar os sinais cerebrais corretos e poderia dirigir sem problemas.

“Em nossos testes, um motorista equipado com sensores EEG pôde controlar o carro sem problemas. Houve apenas um curto espaço de tempo entre o pensamento dos comandos e a resposta do car”, disse o professor Raúl Rojas, que lidera o projeto AutoNOMOS, à Science Daily. Para que o carro pudesse ler os pensamentos, a equipe conectou o programa ao sistema do carro, que já era controlado por computador.

Além dos testes no aeroporto de Tempelhof, o grupo dirigiu também pela cidade, dando complexidade ao experimento. Nesse caso, o carro era controlado quase todo de forma eletrônica, mas, ao chegar em algum cruzamento, aguardava a instrução mental do motorista, que o mandava virar em uma das duas direções possíveis.

Os resultados do projeto abrem novas portas para a investigação de controles híbridos, segundo a Science Daily. Seria uma forma de pensar em um mundo em que computadores e pessoas trabalhassem juntos.

Confira abaixo um vídeo desenvolvido pela equipe para ilustrar o experimento:

Ciência e Tecnologia

Postar um comentário

0 Comentários