iPad 2 x Motorola Xoom

Sei lá, mas não vou com a cara do Android. Ele me parece meio ‘tosco’, primitivo. Me lembra as interfaces dos anos 80. Mas a matéria é boa para quem ainda não decidiu ainda qual vai comprar. Apesar dos pesares [minha doença me impede de usá-lo como gostaria] ainda fico com o iPad.

Os apps são a parte mais importante de qualquer tablet atualmente. Mas bons apps precisam de um bom hardware para rodar.

“Muita gente no mercado de tablets está se precipitando e olhando para isso como o próximo PC… falando sobre velocidade e coisas assim como fizeram com os PCs”. Foi isso que Steve Jobs disse  sobre especificações de hardware neste mundo “pós-PC” de tablets e smartphones.

Ironicamente, é justamente no mercado de PCs que “velocidade e coisas assim” não importam mais tanto, já que o hardware atual é bom o bastante para a grande maioria dos usuários na maior parte dos casos. Mas no mundo mobile, onde smartphones e tablets evoluem rapidamente, isso ainda importa mais do que no mundo dos PCs. Mesmo que não sejam um fim em si mesmos. Eles são, afinal de contas, o que permite aos apps fazerem a sua mágica.

Esse coringa chamado “especificações” é o que permite que jogos como Infinity Blade tenham um visual e uma jogabilidade incríveis. É o que produz fotos nítidas, enchendo nossos olhos com cores intensamente bonitas em milhares de pixels na tela. É ele que permite ao software ter aquela fagulha de verossimilhança, respondendo a cada toque e intenção instantaneamente, fazendo parecer que estamos manipulando algo real, não um punhado de código atrás de uma tela de gráficos.

Então, como o iPad 2 se compara ao melhor tablet Android da atualidade, o Motorola Xoom, nesse sentido? E o quanto isso importa?

Ambos usam chips personalizados baseados em processadores dual-core de 1GHz, embrulhados em um chip gráfico. O nVidia Tegra 2 usado pelo Motorola Xoom tem um coração dual-core composto por Cortex A9 da ARM, que muito provavelmente é também a alma do chip A5 do iPad 2. Os gráficos GeForce que acompanham o Tegra 2 são formidáveis; presumivelmente, os do iPad 2 também são, especialmente se ele está usando gráficos PowerVR SGX543, como foi relatado. Em processamento e poder gráfico, fica implícito – ao menos até que alguém desmonte e exponha em detalhes as entranhas de ambos – que o iPad 2 e o Xoom são igualmente poderosos. O Xoom é muuuuito rápido, e isso parece ser o que as pessoas concluíram sobre o iPad 2 nos primeiros testes com ele. Velocidade e a sua aplicação adequada importa tanto quanto qualquer outro aspecto, senão ainda mais.

A memória do iPad 2 ainda é oficialmente um mistério, infelizmente. RAM não é uma especificação fácil de ignorar: é um indicativo fortíssimo da capacidade do tablet de se comportar em situação multitarefa, além de – e isso é muito importante – quão bem consegue rodar coisas como o próprio Safari. Se ele tiver 512MB, tudo deve estar ok. O Xoom tem 1GB. O Xoom alterna e faz piruetas entre os diversos aplicativos abertos ao mesmo tempo como um campeão, e a Interface de multitarefa do Android 3.0 faz a coisa parecer ainda mais suave.

Vários dos outros números do Xoom são maiores que os do iPad 2. A tela é maior, com mais pixels. Ela tem 10.1 polegadas, com resolução 1280×800, o que significa uma densidade de pixels de 150ppi, em comparação com a tela de 1024×768, com 136ppi. Isso significa que o texto exibido na tela do Xoom pode ser um pouco mais nítido. As câmeras do Xoom são melhores também, ao menos em teoria. A traseira fotografa em 5 megapixels, e a frontal em 2. (Nenhuma das duas é muito impressionante na prática, porém.) A câmera traseira do iPad 2 faz vídeos em 720p como a do Xoom, mas não é tão boa para fotos, enquanto a frontal é apenas uma VGA (640×480). (Isso significa que elas serão menos impressionantes? A câmera do iPod Touch mais recente, que parece muito similar à traseira do iPad 2, não fez feio, mas a de 5 megapixel do iPhone 4 superou câmeras de 8 megapixels em outros telefones.) Essas coisas fazem o Xoom automaticamente melhor que o iPad 2?

Para algumas pessoas, sim. O ponto chave, no entanto, é que o Xoom não é melhor que o iPad 2 em nenhum dos aspectos que a Apple claramente considera os mais importantes. O poder de processamento é, ao que tudo indica, equivalente. A resolução da tela é menor, mas as proporções da tela do iPad o tornam mais flexível que o Xoom – ele é verdadeiramente projetado para funcionar tão bem na horizontal quanto na vertical, enquanto o Xoom é um aparelho quase 100% dedicado a ser usado na horizontal. A bateria dura mais. E, mais importante do que todo o resto para a Apple (e, aposta ela, para nós), o iPad é mais barato. Todo o resto é bom o bastante. Não incrível.

Estranhamente, parte do motivo das especificações técnicas ainda importarem tanto quanto importam é que estamos em um ponto onde ainda podemos sentir as suas limitações. Por exemplo: o fato do primeiro iPad ter apenas 256MB de RAM era doloroso não porque era um número baixo simplesmente, mas porque isso significava que o Safari frequentemente jogava fora o conteúdo de outras abas abertas, por falta de memória, tornando bem mais lento um segundo acesso a elas. O número não importa, exceto quando ele tem um impacto real e palpável na experiência de uso. Um hardware mais poderoso permite software mais poderoso, com mais recursos e melhor desempenho – o que se traduz em usuários mais felizes. Quando chegarmos em um ponto onde o hardware não será um limitador para o software, ele deixará completamente de importar. Mas isso não parece que vai acontecer tão cedo: o software e as suas exigências de mais recursos sempre parece acompanhar a evolução do hardware.

Hardware sem software não significa nada. Mas o software não pode existir sem o hardware.

Gizmodo Brasil

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Sou fã e completamente acostumada ao Android, pq é prático. Minha implicancia com a Apple é que tudo nos leve ao "AppleStore". Mas, neste caso, não pensaria 2 vezes entre o iPad2 e o Xoom. Compraria o iPad2, embora prefira esperar mais um pouco.

    ResponderExcluir
  2. Tenho o iPad desde que ele foi lançado, tenho o ComicZeal instalado e posso lhe afirmar que sem sombra de duvida ele é o gibi do futuro. Quanto ao Xoom iTunes, AppleStore etc... Acho que isso é um problema cultural, no Brasil por conta que SEMPRE vivemos em uma atmosfera diferente dos outros paises, com impostos de importação inacreditavelmente altos, adquirimos uma percepçào que tudo pode ser conseguido mais barato, e que o que é mais barato deve ser minha opção de compra. Vejo muitas pessoas falando mal do iTines, quando pergunto se tentaram baixar Podcasts ( existem podcasts free no itunes sobre tudo que vc possa imaginar, de ensino de linguas a astronomia ) as pessoas geralmente falam, não, não sei o que é isso. Ou nunca tentei entrar e conferir, eles esquecem que a Apple é um " gorila" com mais de 100 mil apps disponiveis, enquanto o Xoom não tem 100. Ou seja a cabeça da pessoa é _quero algo que eu possa transferir o que eu tenho no meu pc de maneira rapida, atraves de pastas, não quero nem ver o que tem nesse iTunes, é exatamente ai que a pessoa perde o melhor da Apple, pois a Apple não é focada somente em hardware, mas sim em conteudo. Na minha casa tenho um iPad, 1 iPhone4, 1 macbook Pro, 1 Time capsule de 1 tera, 3 airport Express ( rede sem fio e back up automatico sem fio ), 1 desktop Mac, e 1 MacMini na sala de estar que uso para ver filmes. Minha esposa tem 1 ipad, 1 iPhone 4 e 1 macbook, eu tenho tb 1 laptop Sony Vaio e minha esposa tem um Acer, agora pergunte para nós a quanto tempo não ligamos o Vaio e o Acer ? Desde que chegaram os macbook's, entao não é uma questao de ser fanboy, etc.. A questão é que os produtos funcionam e muito bem. Hoje entro com meu macbook na minha rede e ele faz o back up automatico sem fio atraves da rede N, que é muito mais rapida que as redes G dos pcs normais. Não trava, não demora um ano para abrir o SO... Tempos atras demos um notebook de presente para meu pai, que nunca tinha mexido em um, depois de semanas fomos na casa dele e perguntamos, porque não esta usando o notebook ? Ele falou... Eu tentei, mas não vou ficar ligando uma coisa que " demora um tempão para ESQUENTAR" ... A gente riu, mas ele estava certo, o windows demorava minutos para abrir, e se vc contar esse tempo que vc perde em um mes, ou um ano, é muito tempo olhando um computador " esquentar" , agora se tivessemos dado um iPad para ele, duvido que ele reclamaria do tempo de iniciação do aparelho.

    ResponderExcluir