30% do downstream americano é de filmes legalizados

Image634413494343608188Os americanos adoram a Netflix (alguns controles remotos contam com botão especial dedicado ao serviço, inclusive). Foi a primeira empresa a alugar DVDs que chegavam na casa do cliente por meio dos correios e de serviços de entrega expressa (o famoso motoboy). Depois, a empresa partiu para distribuição de conteúdo via internet, ideia que inspirou a Netmovies no Brasil. Resultado disso: a Netflix responde sozinha por 30% do tráfego de internet nos Estados Unidos.

De acordo com dados levantados pela empresa Sandvine sobre o uso que os americanos fazem do downstream, a Netflix abocanha 30%, como eu já disse. O protocolo HTTP, que é sinônimo de navegação convencional na web, aparece em segundo lugar, com 18%.

Netflix: dos correios diretamente para os downloads

Embora os vídeos do YouTube sejam muito assistidos, o site aparece somente na terceira posição, com 11% do tráfego. E a pirataria troca livre e democrática de arquivos, simbolizada pelo BitTorrent, figura em seguida, respondendo por 10% dos downloads totais por lá.

E o iTunes da Apple? Somente 3% dos downloads nos Estados Unidos dizem respeito à loja de aplicativos, músicas e filmes do legendário Steve Jobs. Os vídeos em Flash, por exemplo, têm maior participação: 5%.

Maior rede social do mundo, o Facebook responde por 2%. Mas cabe lembrar que o FB é baseado praticamente em texto e fotos, sem conteúdos mais pesados. Ainda assim, merece a nossa atenção por ser um dos poucos sites que, sozinhos, entram na lista divulgada pelo Business Insider.

Assustador é pensar que a pirataria perde para os filmes legais, de modo geral. Acho que, se a pesquisa fosse feita no Brasil, as coisas não seriam bem assim.

Tecnoblog

Postar um comentário

0 Comentários