Estudo diz que abelhas estão sumindo por causa do celular

Image634413828279596149Pesquisa é polêmica e tem causado divergências entre especialistas

Um estudo publicado na revista científica Apidologie está avaliando o efeito das ondas eletromagnéticas emitidas pelos celulares sobre populações de abelhas. Os primeiros resultados mostram que os aparelhos podem causar desaparecimento dos insetos. O assunto, no entanto, é polêmico e tem causado divergências entre os especialistas.

O especialista em abelhas Daniel Favre, do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça e autor do estudo, colocou dois telefones celulares dentro de uma colméia e programou o aparelho para gravar o som produzido pelas abelhas em três situações: quando o celular estava desligado, no modo de espera ou recebendo uma ligação.

Os resultados mostraram que, de 20 a 40 minutos após os aparelhos serem ligados, as abelhas começaram a emitir um som estridente. O chiado identificado foi muito parecido ao que as abelhas fazem para mostrar que a colméia está em perigo.

No entanto, quando os celulares foram desligados, foram necessários apenas dois minutos para que as abelhas se acalmassem.
Favre quer levar o estudo para outras partes do mundo para chamar a atenção de especialistas para o fenômeno, que é conhecido como Distúrbio do Colapso das Colônias (CCD, na sigla em inglês) – a dizimação em massa de abelhas.

Embora o estudo mostre uma forte relação entre os celulares e o comportamento das abelhas, outros cientistas acreditam que existem mais razões para explicar o desaparecimento desses insetos, como, por exemplo, inseticidas, vírus e até invernos rigorosos.

O especialista britânico Norman Carreck é um dos que não dá créditos ao estudo. Ele diz que algumas pesquisas feitas nos estudos nos Estados Unidos não mostraram nenhum efeito negativo dos celulares sobre as abelhas.

R7

Postar um comentário

0 Comentários