Peru possui fóssil de cérebro completo de mamífero paleolítico

Image634420225773762112Cientistas peruanos divulgaram a descoberta de um cérebro completo fossilizado de um grande mamífero que habitou o norte do Peru há 20 milhões de anos.

Para o pesquisador peruano Klaus Hönninger, responsável pela localização, este é um achado importante e pouco habitual que permite somar mais um dado à reconstrução da fauna paleolítica daquela parte da América.

"É a primeira vez que vejo uma coisa assim, tão bem conservada e inteira", afirmou à Agência Efe o diretor do Museu Paleontológico, Meyer Hönninger, na cidade peruana de Chiclayo.

 

A descoberta, no último dia 12 na bacia de Santiago --região peruana do Amazonas--, ocorreu quando Hönninger realizava trabalhos rotineiros nos sedimentos do rio de mesmo nome.

"Esses locais têm um alto índice de carbonato, o que parece ter preservado os restos, já que normalmente os tecidos leves não se fossilizam", acrescentou.

Segundo narrou o próprio pesquisador, o cérebro foi achado completo e separado de outros restos fossilizados. Essa disposição sugere que o animal tenha sofrido um tipo de trauma que fez com que o cérebro saísse do crânio.

O tamanho do cérebro --12 centímetros de largura por 11 de comprimento e 9 de altura-- indica que se trataria de um animal do tamanho de uma vaca, o que confirmaria a presença de grandes mamíferos na área, diz Hönninger.

No entanto, os cientistas alemães que receberam dados e fotografias da descoberta do peruano ainda não puderam confirmar a origem e a qual tipo de mamífero corresponde o fóssil.

De acordo com Hönninger, alguns aspectos do cérebro fossilizado levam a pensar que pertencia a um primata, mas outros indicam que pode ser de um quadrúpede devido às grandes semelhanças que os cérebros dos mamíferos apresentam.

Folha

Postar um comentário

0 Comentários