Atlantis faz pouso perfeito na Flórida e encerra era dos ônibus espaciais

21-07-2011 07-38-58

Pouco antes de o Sol nascer na Flórida, o Atlantis fez um pouso tranquilo em Cabo Canaveral, pondo fim à etapa mais longa e tempestuosa da exploração tripulada do espaço pela Nasa.

A nave, comandada por Chris Ferguson e tripulada por Rex Walheim, Sandy Magnus e Doug Hurley, pousou às 6h56 (horário de Brasília). "Parece que vai ser um dia lindo", disse Ferguson antes de pousar, comentando as condições meteorológicas favoráveis para o pouso.

"Ele incendiou a imaginação de uma geração inteira e foi uma nave como nenhuma outra", declarou o comentarista oficial da Nasa TV conforme o Atlantis deslizava graciosamente pela pista da Flórida, de forma tão tranquila quanto um avião de carreira.

"O ônibus espacial mudou a maneira como vemos o mundo, a maneira como vemos o Universo", disse Ferguson assim que a nave pousou. "Os Estados Unidos não vão parar de explorar [o Universo]." Ele também fez um tributo à equipe da Nasa. "Obrigado por nos proteger e dar a este programa um fim digno."

A nave agora irá para um museu, junto com os demais ônibus espaciais sobreviventes. Os EUA ficam agora sem acesso próprio ao espaço até, no mínimo, a metade desta década, quando naves construídas pela iniciativa privada deverão entrar em operação.

Folha

Nota da Fê: A imagem nesse post é minha. Capturei em vídeo tanto o lançamento quanto o pouso da Atlantis. Emocionante! Para guardar para sempre! Quem dera essa tecnologia existisse nas décadas passadas! Talvez não houvessem tanta gente dizendo disparates sobre o projeto espacial.

PS: Vi a Atlantis passando pertinho da gente viajando a uma velocidade 12 vezes superior a do som! Surprise

Eu sei, para ela não é grande coisa, mas para mim é! Laughing

Postar um comentário

0 Comentários