Europeus copiam Armagedom e mandam sonda para desviar asteroide

Image634491105020329673Lembra do filme Armagedom, em que um grupo de pessoas corajosas é mandada ao espaço para tentar destruir um asteroide que se aproxima perigosamente da Terra? A ESA (Agência Espacial Europeia) está preparando uma missão parecida para 2015, mas com o uso de sondas, e sem participação humana.

O objetivo da missão, chamada Don Quixote, é testar a eficiência de uma missão que tente desviar a trajetória de um asteroide que possa se chocar com o nosso planeta.

Ainda não foi decidido qual asteroide vai receber a “visita” das sondas. Um dos candidatos é o asteroide 99942 Apophis, que tem uma pequena chance – de uma em 250 mil – de se chocar com a Terra em 2036.

Serão usadas duas sondas na missão. Uma chamada Hidalgo, de 500 kg, vai se chocar a 34,7 mil km/h, enquanto outra chamada, chamada Sancho, vai “observar” o impacto. Essa segunda sonda vai coletar informações sobre o encontro com o asteroide, para que os pesquisadores entendam melhor o que acontece em um momento como esse.

R7

Nota da Fê:

[Wiki] Apophis é o nome grego do inimigo de Rá: Apep, o Descriador, uma serpente que se esconde nas escuridões eternas do Duat (meio da Terra) e tenta engolir Rá durante sua passagem noturna. Apep é mantido à distância por Seth, o deus do Caos do Antigo Egito.

Apesar do nome grego do deus egípcio ser apropriado, Dave Tholen e Tucker - dois dos co-descobridores do asteroide - são fãs da série de TV Stargate SG-1. O principal vilão das primeiras temporadas do show é um alienígena que tem o mesmo nome do deus egípcio.

Comentários

Postagens mais visitadas