Egito constrói muro em torno da embaixada de Israel no Cairo

Image634508326300008043

 

As autoridades egípcias começaram nesta segunda-feira (5) a construir um muro em torno da embaixada de Israel no Cairo, uma obra que marca uma fase delicada nas relações entre os dois países.

A construção de mais de dois metros de altura é formada por um conjunto de painéis de concreto instalados em uma grande avenida em frente ao imóvel que abriga a embaixada. Uma parte já foi pintada nas cores da bandeira egípcia: preto, branco e vermelho.

Nas últimas semanas, grandes manifestações tomaram conta dos arredores da embaixada israelense – após a morte de cinco policiais egípcios assassinados durante ataques do Exército israelense na fronteira entre os dois países em agosto.

Em resposta ao incidente, o Egito exigiu que Israel pedisse desculpas oficialmente e iniciou um inquérito sobre as circunstâncias da morte dos policiais.

Durante uma das manifestações, um cidadão egípcio conseguiu escalar o prédio e trocou a bandeira de Israel pela do Egito, recebendo os aplausos das pessoas.

Mas de acordo com o governador de Gisé, Ali Abdul Rahmane, encarregado pela administração do bairro onde se encontra a embaixada, o muro está sendo construído para "proteger" os moradores da região.

- Esse muro visa proteger os proprietários na área da embaixada e evitar confusão entre os manifestantes e os moradores dos andares inferiores dos imóveis, incluindo os que moram no prédio da embaixada. Isso não tem nada a ver com a proteção da embaixada de Israel.

O Egito foi o primeiro país árabe a assinar um acordo de paz com Israel, em 1979.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Anonimous_defender9/08/2011 6:49 PM

    Isso é uma atitude muito ruim, essa de se fazer muros... e o pior é que vejo com preocupação essa "primavera árabe", pois saiu um governo ditatorial, mas que mantinha a paz com Israel ( atitude mais lógica e sensata) e entra um desgoverno com elementos islâmicos não moderados... preocupante.

    ResponderExcluir