Morre Jerry Robinson, o criador do vilão Coringa

Image634589698155219030Morreu na última quarta, 7, o desenhista Jerry Robinson, conhecido como um dos ilustradores da "era de ouro" da DC Comics e o criador do vilão Coringa, inimigo do Batman nas HQs. Ele morreu aos 89 anos, enquanto dormia. As informações são do jornal LA Times.

Apesar de clamar ter sido o criador do vilão, há controvérsia no discurso do criador de Batman, Bob Kane. "Bill Finger [roteirista de HQs] e eu criamos o Coringa", declarou Kane à Entertainment Weekly, em 1994. "Jerry Robinson não teve absolutamente nada a ver com isso."

Robinson, por outro lado, disse que a ideia surgiu quando ele juntou a ideia de misturar a aparência do ator Conrad Veidt (The Man Who Laughs, de 1928) com a de um coringa do baralho, que ele trouxe como conceito do vilão. "Bill Finger sabia de Vedit porque conhecia muito de filmes estrangeiros", justificou Robinson. "Quando ele viu o primeiro esboço do Coringa, me disse isso. Foi como surgiu. Eu acho que, na mente de Bill, ele mesmo criou o conceito do personagem."

Polêmicas à parte, o Coringa apareceu pela primeira vez em Detective Comics #69, publicada em 1942. Além do vilão, Robinson ajudou a criar o herói Robin, o menino-prodígio que é o principal parceiro de Batman desde a edição nº 38 da HQ.

Um de seus últimos trabalhos como ilustrador foi em Astra (1999), mangá produzido em parceria com Shojin Tanaka e Ken-ichi Oishi. Ele também foi um ativista pelos direitos dos quadrinistas, presidindo as associações National Cartoonists Society e a Association of American Editorial Cartoonists, nas décadas de 60 e 70. Em uma visita ao Brasil em 2000, ele chegou a sofrer um enfarto em São Paulo, quando promovia o documentário A Vida Após Batman.

Rolling Stone Brasil

Postar um comentário

0 Comentários