iPhone completa cinco anos

Image634618172470696353

Nem faz tanto tempo assim que ele foi lançado, mas nós já estamos tão acostumados a vê-lo por aí que mal conseguimos nos lembrar de como era o mundo sem ele. Estamos falando, é claro, do iPhone. O mais popular modelo de smartphone idealizado e lançado por Steve Jobs está completando nesse mês cinco anos de existência.

Em 2007, a Apple apresentava o iPhone para o mundo. Logo que foi colocado à venda, os compradores já faziam fila nas lojas dos Estados Unidos para ter um exemplar do celular com barras sensíveis ao toque, funções de iPod, conexão wi-fi, suporte para vídeo-chamada e uma infinidade de aplicativos desenvolvidos de modo a deixar a vida dos conectados mais fácil.

Sua evolução através dos anos não teve nenhuma mudança drástica, porém, com pequenos ajustes e evoluções, o iPhone foi se consolidando cada vez mais pelo mundo e mudando o conceito de celular.

Confira uma breve retrospectiva:

iPhone
O primeiro iPhone foi apresentado ao público no dia 9 de janeiro de 2007 e lançado oficialmente em junho. Aqui no Brasil, o aparelho chegou só em 2008 e no começo não teve tanta adesão: o alto custo não foi suficiente para superar o anseio dos brasileiros por novidades.

iPhone 3G
Além dos recursos de seu antecessor, como display touchscreem e câmera de 2.0 megapixels, o modelo 3G acrescentou velocidade de conexão com a internet, GPS, jogos e novos aplicativos disponíveis para compra na Apple Store online. Foi lançado em 2008, em mais de 22 países.

iPhone 3GS
Em junho de 2009, a versão aperfeiçoada do 3G ganhava as ruas. A principal melhoria já estava explícita no acréscimo da sigla “S”, de speed (velocidade) ao nome. Com hardware muito mais ágil e eficaz, o novo modelo reduziu o tempo de espera de navegação pelos usuários além de disponibilizar alguns novos recursos, como câmera de 3.0 megapixels, gravação e edição de vídeos e comando de voz.

A inovação mais significativa do iPhone 4 está ligada ao formato. Com as pontas mais quadradas, o novo modelo ganhou leveza e modernidade frente aos seus modelos antecessores. A largura e comprimento da tela diminuíram e a imagem do display foi significativamente melhorada. Além da câmera posterior, foi acrescentada uma câmera frontal e a qualidade foi melhorada para 5 megapixels, com flash, autofoco e melhor capacidade para gravação de vídeo.

Editora Globo

iPhone 4S
A companhia lançou o novo modelo em 2010, pouco após a morte de seu maior idealizador Steve Jobs. A novidade é o acréscimo do sistema de controle de voz, denominado Siri. Como uma secretária virtual, o dispositivo com comando de voz ajuda o usuário a realizar tarefas básicas do dia a dia, como procurar restaurantes e exibir rotas mais próximas da casa do usuário. Aqui no Brasil, o modelo ainda não foi atualizado para o português e, por isso, ainda não é amplamente usado.

De ligação à revolução

Em apenas cinco anos de existência, parece que os limites para dispositivos como o iPhone simplesmente não existem. Tanto que a ciência já está buscando novas formas de fazer o aparelho se adequar às necessidades da vida pós-moderna. Com um desses já é possível fazer o diagnóstico de doenças, controlar todos os dispositivos da sua casa, monitorar os distúrbios do sono, acompanhar imagens do espaço gravadas diretamente da NASA, só para citar algumas coisas. 

Revista Galileu

Postar um comentário

0 Comentários