Sapatos motorizados causam sensação na feira de Las Vegas

sapato-motorizado-tlCansado de caminhar? Um par de sapatos motorizados, desenhados por um inventor americano, estão causando sensação na Feira Internacional de Eletrônica de Consumo (CES) de Las Vegas.

O sapato, mistura de bota de esqui e patins com grandes rodas, é chamado "spnKiX", sendo equipado com bateria de alta tecnologia. Para o uso, basta ajustá-los ao sapato comum, com correias. Assim, a pessoa pode se deslocar suavemente, numa velocidade de até 16 quilômetros por hora.

Os sapatos são uma criação futurista de Peter Treadway, desenhista industrial de Los Angeles.

"Vinha tentando desenvolver algum tipo de transporte portátil desde a década de 90, mas só nos últimos oito anos me dei conta de quão necessários podem ser", disse Treadway à AFP.

- Foram inúmeras as vezes que quis almoçar fora e não encontrei lugar para estacionar", contou. Aí pensei: por que não fazer algo prático, que possa levar uma pessoa de sua casa a um lugar mais próximo?

- Surgiu, então, este produto bastante divertido.

Treadway explicou que cada sapato possui uma bateria e um motor sincronizados, que funcionam juntos, como "uma espécie de espelho um do outro".

A bateria recarregável permite ao usuário deslocar-se de três a cinco quilômetros com uma só carga precisando, depois, de mais duas a três horas para voltar a recarregar.

Um controle remoto sem fio, menor que uma carta de baralho, controla a velocidade dos sapatos.

"É tudo muito simples", assegurou Treadway.

Mas nem todos acreditam, em princípio, que estes sapatos sejam fáceis de usar, por isso são incluídas rodas especiais de treinamento para eliminar tombos no processo de aprendizagem.

"Conseguir dominá-los pode levar de alguns minutos a poucas horas", disse Treadway, dependendo da pessoa.

Parte do dinheiro para a elaboração dos 'spnKiX' foi arrecadado no Kickstarter, um site da web que coleta doações para projetos criativos.

- Não sabíamos no que estávamos nos metendo", disse Treadway. "Mas, no final, a quantidade que pedimos foi triplicada. Calculamos um financiamento de 25.000 dólares e recebemos mais de 80.000 dólares.

"As pessoas estão entusiasmadas", disse.

Segundo Treadway, os sapatos fabricados por sua empresa Acton Inc., com sede em Los Angeles, começará a ser comercializado em março, sendo vendido a 649 dólares o par.

Treadway possui licenciatura em desenho industrial conseguida na Escola de Desenho de Rhode Island.

R7

Postar um comentário

0 Comentários