´Games ensinam mais rápido que qualquer outra mídia´ , diz criador da Atari


Bushnell, criador da Atari, diz que Jobs lhe ofereceu um terço da Apple

São Paulo - Nolan Bushnell, criador da Atari e atualmente pesquisador de soluções em games, falou sobre a revolução que os jogos digitais podem realizar na educação durante a palestra que fechou as atividades do terceiro dia de Campus Party, em São Paulo.

Bushnell afirmou que o uso de jogos faz com que conteúdos educacionais sejam apreendidos até dez vezes mais rápido pelos estudantes em comparação ao uso de métodos tradicionais de ensino, como um professor falando para uma sala de alunos.

O fundador da companhia de games Atari, nos anos 70, usou como exemplo a experiência de uma escola que adotou o software de ensino de idiomas Brainrush para envolver seus alunos.  "As crianças que usaram o software aprenderam dez vezes mais rápido que as outras que recorriam somente a livros", explicou. "Os jogos são máquinas de felicidade, quem não gosta de passar de uma fase ou superar um desafio?", completou.

Para Bushnell, o cenário provável para professores e alunos no futuro será a combinação de um software didático, um hardware barato, redes robustas e ciência cerebral. "Essa combinação, aliada a entusiasmo, criatividade e otimismo dos educadores será a chave do sucesso para sistemas de ensino", defendeu.

Steve Jobs - Durante a palestra, Bushnell lembrou do tempo em que foi chefe do mítico fundador da Apple. "Eu tive um grande amigo e funcionário chamado Steve Jobs. Ele me ofereceu um terço da Apple Computers por 15 mil dólares. E eu disse que não", contou.

Bushnell revelou que Jobs era um de seus mais aplicados funcionários. "Sabe qual era o segredo do Steve Jobs? Ele era muito, muito, muito trabalhador".

Para Bushnell, a Apple Computers deu certo porque apostou em software, enquanto a Atari, já comprada pela Warner nos anos 90, apostou apenas em hardware. Ele ainda revelou que quando criou o Atari 2600, um dos primeiros e mais populares consoles caseiros, imaginou que ele não teria tantos jogos.

"Nomeamos o Atari de 2600 porque pensávamos que ele teria, no máximo, 26 jogos". Um ano depois de seu lançamento, o Atari 2600 já tinha mais de 350 games.





Enviado via iPad

Postar um comentário

0 Comentários