Embora não tenha aumentado o número de embarques de PCs no quarto trimestre, a Hewlett-Packard (HP) retomou a liderança mundial das vendas de computadores no período.
O posto estava sendo ocupado pela chinesa Lenovo desde outubro do ano passado, após reinado de seis anos da HP.
A companhia americana encerrou o quatro trimestre com participação de mercado de 16,2%. A Lenovo ficou em segundo lugar, abocanhando uma fatia de 15,5% no período.
O vigor da chinesa Lenovo é aparente, no entanto, quando se trata do número de embarques. Entre outubro e dezembro, as exportações da Lenovo cresceram 8,2% em comparação com o último trimestre de 2011, para 12,9 milhões de unidades.
Já os embarques da HP recuaram 0,5%, para 14,7 milhões, de acordo com dados da Gartner.
Segundo analistas da Gartner, a retomada da liderança pela HP foi resultado de uma estratégia bem-sucedida para o lançamento de máquinas com o Windows 8, da Microsoft.
De acordo com a companhia de pesquisa de mercado, a HP conseguiu firmar grandes acordos com varejistas para se beneficiar da chegada ao mercado do novo sistema operacional.
No mercado americano, a HP conseguiu ampliar vantagem sobre a segunda colocada, a também americana Dell. Entre outubro e dezembro, abocanhou uma fatia de 26,6% do mercado de PCs dos Estados Unidos, ante 19,2% da Dell.
No último trimestre de 2011, as companhias tinham participações de 23,1% e 22,5%, nessa ordem.
MERCADO ENCOLHENDO
Os embarques de computadores totalizaram 90,3 milhões no quarto trimestre do ano passado, uma queda de 4,9% em relação com o mesmo período de 2011.
Nos Estados Unidos, houve recuo de 2,1% nas entregas de PCs. Já na Europa, no Oriente Médio e na África, o desempenho foi 9,6% menor no quarto trimestre de 2012.
A fraqueza da economia mundial não é o único fator que explica o resultado da indústria de PCs.
Segundo analistas do Gartner, há algum outro problema além da atual conjuntura econômica. "Os tablets mudaram dramaticamente o cenário para a indústria de PCs, nem tanto por "canibalizar" as vendas, mas por levar usuários de PCs a consumir tablets em vez de substituir computadores obsoletos", disse Mikako Kitagawa, principal analista da Gartner.
Haverá quem opte por ter um tablet e um bom computador de mesa, mas esse perfil de consumidor será exceção e não regra, segundo o analista.
A transformação dos tablets no principal objeto de desejo de consumidores ao redor do mundo em detrimento do mercado de PCS foi acentuada pelos preços desses aparelhos, disse o Gartner.
Ao contrário do que se esperava, o lançamento do sistema operacional Windows 8, da Microsoft, não revigorou a indústria de PCs.
O fato de muitos fabricantes terem optado por não fabricar equipamentos com tela sensível ao toque reprimiu a demanda por máquinas baseadas no novo software.
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