'Textos estavam longos', diz aluna sobre prova de literatura da UFRGS

'Textos estavam longos', diz aluna sobre prova de literatura da UFRGS

As questões do primeiro dia do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foram "coerentes", na avaliação dos estudantes que se prepararam para as provas. Sentados em frente à reitoria da universidade, no centro de Porto Alegre, jovens comentavam a prova e se concentravam para os próximos três dias da maratona. Raissa Grandini, 16 anos, marcou direito como primeira opção e teve dificuldades na prova de literatura. "Os textos estavam muito longos e cansativos. Também tive dificuldade na de física, pois não sou muito boa", contou ao G1. O concurso segue até quarta-feira.
A jovem estudou em escola privada e tenta a UFRGS pelo ingresso universal. Este é o seu primeiro contato com o concurso. Além dela, outras 46 mil pessoas estão prestando vestibular nesta semana na capital, no Litoral Norte e em Bento Gonçalves, na Serra. Ao todo, 20 mil são do interior do estado.
Luan Carlotto é um destes casos. O estudante veio de Camaquã, Região Sul, com a promessa dos pais de ganhar um carro caso o resultado for positivo. Antes disso, no entanto, Luan tem que completar o ensino médio. "Fiquei de provão na escola, então não sei nem se me formei ainda", revelou. Para ele, a prova mais difícil foi a de literatura. "Escolhi espanhol como língua estrangeira, mas acho que fui pior em literatura. Não cheguei a ler todas as leituras obrigatórias. Física estava fácil, tenho mais facilidade", disse.

Assim como Luan, Larissa Polinário, 18 anos, estava tranquila na saĂ­da da prova. A estudante de 18 anos está tentando direito e já tem vaga garantida na Uniritter, faculdade particular. "Algumas questões de fĂ­sica eu  achei mais complicadas. Este Ă© o meu primeiro vestibular", revelou Larissa. "Eu me senti tranquila quanto Ă s questões".
As provas
A maratona de provas começou neste domingo com os exames de física, literatura de língua portuguesa e língua estrangeira. Os alunos têm 4h30 de prazo para responder a 25 questões de múltipla escolha de cada disciplina, além de passarem as respostas para a folha ótica.
Na segunda-feira (14), será a realizada a prova objetiva de língua portuguesa e a prova escrita de redação. Na terça-feira (15), é a vez das disciplinas de biologia, química e geografia. O vestibular chega ao fim na quarta-feira (16) com os testes de história e matemática, após quatro dias de provas. Além de Porto Alegre, os exames também são realizados nos municípios de Bento Gonçalves, Imbé e Tramandaí.
Para ler mais notícias do G1 Rio Grande do Sul, clique em g1.com.br/rs. Siga também o G1 RS no Twitter e por RSS.



(via Mr. Reader)

Tsc...tsc...Esse negócio de prometer carro para passar no vestiba é a prova de quanto a educação vai mal, muito mal. A grande recompensa deveria ser a honra de estudar em uma grande universidade.

Enviado via iPad

Postar um comentário

0 Comentários