Artigo: Mão biônica com tato deve ser implantada ainda neste ano

reprodução
braço robÔ
A primeira mão biônica capaz com tato será transplantada ainda neste ano. Segundo oThe Independent, a tecnologia pode proporcionar uma nova geração na biomedicina.

A instalação elétrica do braço biônico será conectada ao sistema nervoso do paciente via eletrodos conectados nos nervos medianos e ulnários.

Se tudo der certo, a pessoa conseguirá controlar o braço pelos seus pensamentos e terá sensações físicas de seus dedos, palma da mão e pulso sendo transmitidas a seu cérebro.

O paciente deverá ficar com um protótipo durante um mês. Em caso de sucesso, ele passará a utilizar uma versão completa por dois anos.

Ainda há alguns problemas sérios para resolver. Os cientistas necessitam descobrir como driblar a reação do corpo a tal equipamento implantado no braço e ainda procuram um modo de a rede elétrica passar por baixo da pele de maneira mais discreta.

Em 2009, uma versão anterior já havia sido instalada no braço de Pierpaolo Petruzziello, um homem que perdeu metade de seu braço em acidente de carro. No entanto, o braço biônico da época contava apenas com duas áreas de sensores.


Postar um comentário

0 Comentários