Bento XVI terá o título de papa emérito

O Vaticano anunciou nesta terça-feira (26) como Bento XVI passará a ser chamado e qual a vestimenta que ele irá usar depois que deixar o cargo na quinta-feira.

É uma situação nova para a igreja: como lidar com um novo papa. Em relação ao nome e ao título, a solução foi divulgada nesta terça. Bento XVI vai continuar com o mesmo nome, e será tratado como sua santidade. Será papa emérito ou supremo pontífice emérito.

Mas havia também a questão da vestimenta. Voltar a usar o vermelho dos cardeais ou a cor preta dos padres? Mais uma vez prevaleceu simplificar e não mudar nada. Bento XVI permanece com batina branca, porém mais simples. Saem apenas os sapatos vermelhos, substituídos por marrons, presente da visita feita ao México. E o anel papal será destruído.

Nesta terça, muitos alemães embarcaram para Roma para homenagear o papa. Algo que muitos querem fazer.

Marinho é um privilegiado. Ele esteve, no ano passado, com o papa. E gravou tudo. "Realmente um privilégio. Fomos a convida da Santa Sé levar o ofertório no Dia de Reis para o papa. E ainda com a família. O próximo papa, adoraria que fosse brasileiro", disse ele.

Nesta quarta, muita gente vai se aglomerar para a última audiência pública do papa. Cinquenta mil pessoas já reservaram ingressos para assistir à cerimônia. No final, Bento XVI vai receber autoridades de San Marino, Andorra e da Baviera, estado onde ele nasceu, na Alemanha. E nesta terça já se soube que o papa está preparando sua mudança, separando os papéis que quer guardar de outros que serão mandados para o arquivo do Vaticano.

O Vaticano informou que os cardeais com direito a escolher o novo papa serão convocados na sexta-feira para as reuniões preparatórias do conclave. Elas devem começar na segunda-feira que vem.




Enviado via iPad

Postar um comentário

0 Comentários