Lua de Plutão pode ser nomeada em homenagem a 'Star Trek'


O personagem Spock no filme 'Star Trek'
(Foto: Divulgações)

A estrela de "Star Trek" (ou "Jornada nas Estrelas") William Shatner e dezenas de milhares de fãs da série estão liderando um pedido para dar o nome de 'Vulcano' a uma das recém-descobertas luas de Plutão. Este é o nome do ao planeta natal do personagem Spock, um dos principais da trama, e seria uma forma de homenagear esse clássico da ficção científica.

Shatner, que interpretou o capitão James T. Kirk da nave estelar Enterprise no programa lançado em 1966, propôs o nome no início deste mês, em resposta a um apelo de cientistas para ajudar na escolha dos nomes de duas luas recém-descobertas de Plutão.

Antes das descobertas, os astrônomos tinham identificado e nomeado três das luas do planeta-anão -- Caronte, Nix e Hidra. As duas "novas" luas, cada uma delas com cerca de 20 a 30 quilômetros de extensão, são conhecidas provisoriamente como P4 e P5. A lua P4 foi descoberta em 2011 e a P5, um ano depois.

"Vulcano" está entre 21 nomes na disputa em uma pesquisa online, organizada pelo Instituto SETI, na Califórnia, cuja equipe de astrônomos descobriu as luas. Até esta quarta-feira (20), Vulcano estava claramente na frente, recebendo mais de 100 mil dos mais de 330 mil votos dados.

Shatner, que atuou junto com Leonard Nimoy, que interpretou Spock na série de ficção científica, buscou apoio para Vulcano na quarta-feira em sua conta no Twitter, escrevendo: "Estamos nos aproximando de 120 mil votos para Vulcano no PlutoRocks.com! Você já votou hoje?".

A votação para os nomes das novas luas termina em 25 de fevereiro. Os nomes selecionados serão submetidos à análise da União Astronômica Internacional (UAI).

"Vamos torcer para que a UAI considere que Vulcano é um bom nome", disse Shatner em outro tuíte.



Enviado via iPad

Postar um comentário

0 Comentários