Astronautas pegam atalho e chegam à estação espacial em tempo recorde

Dois cosmonautas russos e um astronauta americano tomaram um atalho espacial nesta quinta e chegaram à Estação Espacial Internacional menos de seis horas após a decolagem no cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

A rota expressa, utilizada pela primeira vez por uma nave tripulada para chegar à estação, reduziu cerca de 45 horas o tempo de viagem do três viajantes --o astronauta da Nasa Chris Cassidy, e os cosmonautas russos Pavel Vinogradov e Alexander Misurkin-- até a estação.

Todas tripulações anteriores da estação, seja nos ônibus espaciais da Nasa, agora aposentados, ou nas cápsulas russas Soyuz, demoraram pelo menos dois dias para alcançar a estação espacial, um laboratório de pesquisa de US$ 100 bilhões que flutua a 400 km sobre a Terra.

"Quanto mais perto da estação, melhor nos sentimos. Tudo está correndo bem", disseram os astronautas aos controladores enquanto a cápsula Soyuz se aproximava da estação especial, um projeto mantido por 15 nações.

Na ISS, o comandante da Expedição 35, Chris Hadfield, da Agência Espacial Canadense, estava pronto para cumprimentar a nova tripulação, ao lado do astronauta da Nasa Thomas Marshburn e o cosmonauta Roman Romanenko.

Dmitry Lovetsky/AP
Foto em estação do Cazaquistão mostra rastro deixado pela foguete com a cápsula Soyuz, que leva nova tripulação à Estação Espacial Internacional, lançado
Rastro deixado pela foguete que transportava nova tripulação à Estação Espacial Internacional





Enviado via iPad

Postar um comentário

0 Comentários