Internautas reclamam do fim do Google Reader


San Francisco - Muitos internautas demonstraram sua decepção nesta quinta-feira com o fechamento do filtro de leitura RSS Google Reader, anunciado pelo gigante da internet para o começo de julho.

Um abaixo-assinado pela conservação do serviço, realizado através do site change.org, registrava 73.800 assinaturas por volta das 17H45 de Brasília.

"Nossa confiança em outros produtos do Google (Gmail, YouTube e até o Google+) requer que tenhamos confiança no fato de que seja respeitado como e porque utilizamos os seus serviços. Não se trata apenas de nossos dados no Reader", explica o autor da petição, o nova-iorquino Dan Lewis.

O Google Reader estava entre os temas mais discutidos no Twitter.

A função foi lançada pelo Google em 2005 para permitir aos internautas acompanhar as atualizações dos sites que lhes interessam utilizando o programa RSS.

O Twitter foi, em parte, responsável por torná-lo obsoleto, ao oferecer posts em tempo real no computador ou no celular.

"Enquanto os produtos têm seguidores leais, o uso ao longo dos anos caiu", afirmou Urs Holzle, vice-presidente da infraestrutura técnica do Google ao anunciar o fechamento do serviço em um post do blog do grupo.

Alguns defensores do Google Reader destacam que ele é utilizado para driblar a censura, por exemplo, em certos países do Oriente Médio como no Irã.

Os dados do Google Reader estão nos servidores do Google, o que significa que para bloqueá-los, os censores devem impedir o acesso a quase todos os sites do gigante da internet.


ATENÇÃO: Endereço para assinar a petição!



Enviado via iPad

Postar um comentário

0 Comentários