Turquia vai recuperar broche de ouro do antigo rei Creso roubado em 2005

Mais de sete anos após um broche de ouro do antigo rei Creso – que governou a Lídia (região da Ásia Menor) no século 6 a.C. – ser roubado do Museu Arqueológico de Usak, no oeste da Turquia, a relíquia de 2.600 anos foi devolvida ao país pela Alemanha.

"Esse objeto, cuja autenticidade confirmamos, está em território turco, na embaixada da Alemanha, e será repatriado em breve", disse o ministro turco da Cultura, Omer Celik.

 Broche de ouro que pertenceu ao rei Creso foi devolvido à Turquia após ser roubado de museu  (Foto: TURKISH CULTURE MINISTRY/AFP) 
Broche do rei Creso foi devolvido à Turquia após ser roubado de museu (Foto: Turkish Culture Ministry/AFP)

O broche será exibido em um novo museu, segundo Celik. A peça, que representa uma criatura com asas, cauda de peixe e cabeça de cavalo – normalmente interpretado como um cavalo-marinho – constitui uma das peças mais belas do tesouro de Creso, último rei da Lídia, que governou entre 560 e 546 a.C.

A peça integra um conjunto arqueológico que foi devolvido às autoridades turcas em 1993, após uma batalha jurídica de vários anos entre o país e o Museu Metropolitano de Nova York.





Enviado via iPad

Postar um comentário

0 Comentários