Cientistas encontram incrível punhal de vidro de 5.000 anos na Espanha

Dentro de uma antiga tumba perto de Sevilha, os pesquisadores encontraram os restos mortais de vários indivíduos ritualmente enterrados, bem como mais um artefato impressionante: um belo punhal feito de cristal de rocha. A adaga de vidro intrincadamente esculpida data de pelo menos 3000 a.C, tornando-se "a coleção mais tecnicamente sofisticada e esteticamente impressionante de cultura material de cristal de rocha já encontrada na Ibéria pré-histórica", segundo pesquisadores espanhóis que investigaram o local. 

 

 

Os humanos pré-históricos na Europa faziam a maioria de suas ferramentas de pederneira. As ferramentas feitas de 'cristais de rocha' (quartzo macrocristalino) eram muito menos comuns, mas as pessoas, no entanto, desenvolveram uma técnica para fazê-las que apareceu durante a pré-história tardia em certas regiões europeias, como o sudoeste da Península Ibérica no terceiro milênio a.C.

Embora as ferramentas de cristal de rocha fossem mais difíceis de moldar e as matérias-primas não fossem tão abundantes quanto as rochas sedimentares, os povos pré-históricos provavelmente as valorizavam por causa de seu valor social. Assim como estamos maravilhados com a visão deles hoje, pode-se imaginar que as pessoas ficaram ainda mais maravilhadas com eles há milhares de anos. 

Esta ferramenta de cristal de rocha particularmente requintada, uma adaga de 8,5 polegadas de comprimento, foi encontrada em uma das oito tumbas megalíticas em Valencina de la Concepción, um local perto de Sevilha, na Espanha, considerado um dos mais importantes para o estudo da Idade do Cobre. na Península Ibérica. 

 

 

O túmulo, conhecido como Montelirio tholos, foi escavado entre 2007 e 2010. Trata-se de uma grande construção megalítica com um corredor de 39 metros que conduz a uma câmara principal com um diâmetro de 4,75 metros da qual, através de um estreito corredor, é acessado. Os investigadores encontraram os restos mortais de pelo menos 25 pessoas, juntamente com numerosos bens funerários suntuosos, incluindo mortalhas e roupas feitas de dezenas de milhares de contas perfuradas e decoradas com contas de âmbar, bem como muitas pontas de flechas de sílex, fragmentos de folhas de ouro, marfim encontrados. objetos, etc E, claro, o deslumbrante núcleo de cristal. 

 

 

As pontas de flecha, lâmina e adaga de cristal de rocha foram encontradas na parte de trás da câmara principal. Nenhum outro objeto foi encontrado no resto da câmara, o que é suspeito. A acumulação de artefatos junto ao corredor de acesso à câmara principal “sugere uma oferenda semelhante às descobertas no corredor principal, onde as pontas das setas, embora feitas de materiais de qualidade inferior, foram encontradas em grandes grupos associados a um altar e outras oferendas ( plantas)”. Pesquisadores da Universidade de Granada e da Universidade de Sevilha afirmam em um estudo publicado na Quaternary International

 


 

Acredita-se que pelo menos várias mulheres e um homem identificados dentro do tholos de Montelirio tenham morrido devido a envenenamento. Os restos mortais das mulheres foram dispostos de forma circular em uma câmara ao lado dos ossos de um homem, que pode ter sido uma pessoa de alto status. A própria adaga foi encontrada em uma câmara diferente "em associação com um punho e bainha de marfim". 

Não há fontes de quartzo do tipo usado no punhal próximo ao local, sugerindo que os materiais foram obtidos de longe. Os pesquisadores dizem que essa é outra razão pela qual essas adagas e pontas de flecha de cristal podem ter sido reservadas para algumas pessoas de elite que podiam comprá-las, o que tem um duplo significado. 

“Por um lado, tinha um significado social devido ao exotismo do material e ao fato de a sua transformação exigir competências muito específicas e provavelmente algum grau de especialização técnica. Eles provavelmente representam parafernália funerária acessível apenas à elite deste período de tempo. A associação da lâmina do punhal com um cabo de marfim, também uma matéria-prima não local que deve ter sido de grande valor, sugere fortemente a alta posição das pessoas que fazem uso de tais objetos." “Por outro lado, o cristal de rocha deve ter tido um significado simbólico como matéria-prima investida de significados e conotações especiais. A literatura fornece exemplos de sociedades em que cristal de rocha e quartzo como matérias-primas simbolizam vitalidade, poderes mágicos e uma conexão com os ancestrais.”

Fonte: ZME Science .

 

Postar um comentário

0 Comentários