'Stranger Things' foi inspirado no 'Projeto Nina' que quase mudou o curso da Guerra Fria

 


Projeto Nina é o nome do quinto episódio de Stranger Things 4. Um episódio que nos apresenta uma Onze bastante vulnerável, e a quem é oferecida a oportunidade de recuperar seus poderes. Assim como a história por trás de Eddie Munson, você sabia que esse projeto teria sido inspirado também em um caso real? Isso mesmo, trata-se da história de Nina Kulagina, uma mulher com suposta telecinesia .

Nina Kulagina, nascida na cidade de Leningrado em 1926, alegou ter poderes telecinéticos que não só lhe permitiam mover coisas, mas também parar os corações de suas vítimas. De acordo com Kulagina, esses poderes foram apresentados a ela após a Segunda Guerra Mundial .

Depois de se tornar dona de casa, Nina Kulagina começou a notar que os objetos ao seu redor se moviam espontaneamente. Além disso, esse efeito foi aumentado quando ela estava chateada e eram completamente bloqueados durante as tempestades.

Foi assim que Nina se tornou o centro das atenções na União Soviética. Assim como Onze em Stranger Things, cientistas e pesquisadores decidiram assumir o caso, levando Kulaguina para experimentar seu suposto poder em um ambiente controlado. Assim, Nina Kulagina alcançou vários marcos: entre eles, separar gemas de ovos na água, mover objetos sobre uma mesa e até parar o coração de um sapo.

Mas isto não é tudo. Kulagina quase parou o coração de um dos cientistas que não acreditava em suas habilidades. Claro, não espere algo tão dramático quanto os poderes demonstrados por Um em Stranger Things.

O experimento mais notável de Nina ocorreu em 10 de março de 1970. Já haviam passado 10 anos desde que a mulher alcançou fama mundial, sendo objeto de estudos do governo russo desde 1960.

Nesta ocasião, Kulagina foi convidada a parar o coração de um sapo de laboratório. Se Nina foi capaz de testar seus poderes em objetos inanimados, ela também poderia testar seus poderes em seres vivos? Essa mesma dúvida foi o que levou o governo da época a convocar as mulheres para sua manifestação mais famosa.

Então, em uma sala de observação no Instituto Militar Ukhtomskii em Leningrado, Kulagina fez. Usando toda a sua concentração, ele "parou" o coração de um sapo, que havia sido removido cirurgicamente do anfíbio antes do experimento. Com o uso de uma solução, o coração permanecia batendo por até uma hora após ser retirado do corpo.

Os cientistas relataram que, após apenas 7 minutos de concentração, Nina conseguiu parar o coração do sapo. Lembre-se, antes de fazer isso, os espectadores supostamente assistiam o batimento cardíaco acelerar e diminuir constantemente , até que parou de fazê-lo completamente.

Diante disso, um dos cientistas na sala se levantou e pediu a Kulagina, em um ataque, que fizesse o mesmo com ele. Aparentemente, o homem não acreditava nos poderes de Nina, então a mulher finalmente concordou em colocá-lo à prova. Pouco depois, o experimento terminou abruptamente quando os analistas notaram que a frequência cardíaca do cientista havia aumentado para níveis "perigosos".

 


 

Então a telecinese é real?

A resposta provavelmente é não. Embora a história de Nina Kulagina seja misteriosa e interessante, você deve lembrar que esses testes foram realizados em plena Guerra Fria. Além disso, muitos especialistas britânicos e até soviéticos apontaram que os poderes da mulher eram uma fraude. Segundo o primeiro, a mulher havia sido capturada com ímãs e fios durante várias manifestações.

Se os poderes de Kulagina eram reais ou não, isso nunca foi realmente o ponto. O que chama a atenção aqui é que essa notícia chegou aos Estados Unidos e a outros países que estavam atentos a qualquer movimento da URSS na época. Afinal, a corrida espacial não era a única na época, por trás de tudo isso estava uma grande guerra midiática e psicológica.

Fazer os inimigos da URSS acreditarem que a nação estava prestes a desenvolver tal arma psíquica foi uma vantagem relevante. Não apenas para influenciar o moral dos cidadãos americanos e soviéticos, mas também para espalhar o pânico.

Na verdade, eles conseguiram. Quando a CIA conseguiu uma cópia do vídeo de Nina Kulagina parando o coração do sapo, o pânico se instalou entre os oficiais. Isso levou a agência a desenvolver seu próprio projeto em 1972 - agora público - chamado de Projeto Stargate. No entanto, este último acabou sendo cancelado em 1995.

 A conclusão desse relatório foi que existiam experiências de visão remota suficientemente precisas para desafiar o acaso, mas que o fenômeno era muito pouco confiável, inconsistente e esporádico para ser útil para fins de inteligência. Decidimos não restabelecer o programa.
   - CIA

 Fonte: Hipertextual

Postar um comentário

0 Comentários