Estudo diz que 60% dos músicos já estão usando inteligência artificial em novas produções

 


Um novo estudo da Ditto Music, empresa global de distribuição de música, aponta que o uso da inteligência artificial (IA) já é uma realidade na criação de novas canções. Abrangendo mais de 1.200 usuários da Ditto, os dados mostram que 59,5% dos artistas já estão usando a ferramenta.

Entre aqueles que não estão usando IA, 47% disseram que usariam a tecnologia para suas composições. Outros 77% falaram que usariam a ferramenta para criar a capa de seus álbuns, 66% para mixar e masterizar suas músicas e 62% usariam para produção musical. Apenas 28,5% disseram na pesquisa que nunca considerariam o uso de inteligência artificial no processo de criação de suas músicas.

“É encorajador ver tantos músicos adotando avanços na tecnologia e utilizando a IA como uma ajuda criativa”, disse Lee Parsons, CEO da Ditto Music. Ele acrescenta: “Na Ditto, nos orgulhamos de estar à frente da curva e continuamos dedicados a fornecer aos artistas as mais recentes ferramentas, recursos e suporte de que precisam para ter sucesso em seus próprios termo”. Dados completos do estudo da Ditto Music podem ser apreciados AQUI.

Quem recentemente deu uma declaração importante sobre IA foi Perry Farrell, líder do Jane´s Addiction e cofundador do Lollapalooza. Falando no podcast “Side Jams With Bryan Reesman”, Farrell acredita que a tecnologia não é tudo quando você está criando música. “Minha observação é que [IA] nunca vai substituir um ser humano porque os seres humanos não são perfeitos. Nós somos descolados. Por que gostamos de ouvir essas pequenas imperfeições como Joy Division, Bob Dylan, Lou Reed, Iggy [Pop]? Por que somos atraídos por eles? Porque imperfeições tornam as pessoas únicas. E se a gente nascesse perfeito, o sistema de vida não funcionaria”

Postar um comentário

0 Comentários