Conheça Violet Jessop, a mulher que sobreviveu a três naufrágios


A tragédia do maior e mais luxuoso navio do mundo, o RMS Titanic, é algo que o mundo nunca esquecerá. Titanic, afundou no Oceano Atlântico Norte em 15 de abril de 1912, após colidir frontalmente com um iceberg. Muito poucas pessoas têm a sorte de sobreviver a um naufrágio. Uma dessas pessoas foi Violet Jessop, camareira do Titanic. Ela sobreviveu não a um, mas a três naufrágios. Deixe-nos levá-lo através de sua história de vida.

A infância de Violet  

Uma menina nasceu para Catherine e William Jessop em 2 de outubro e 1887, em Beha Blanca, Argentina. Eles a chamaram de Violet Constance Jessop. Ainda muito jovem, Violet foi obrigada a abandonar os estudos e a procurar emprego, uma vez que o seu pai faleceu, a sua mãe estava doente e precisava de sustentar a sua família. Incerta sobre seu futuro, Violet seguiu o caminho da mãe e conseguiu um emprego em um navio.

Embora Violet tenha se candidatado ao emprego de camareira em várias empresas de navegação, ela foi rejeitada devido à sua aparência comum. Finalmente, a empresa de construção naval Royal Mail Line contratou-a como enfermeira assistente médica, considerando o trabalho de sua mãe no navio (sua mãe trabalhava lá antes de ficar doente). Ela recebeu treinamento em enfermagem como parte de seu trabalho.

RMS Olímpico em 1911  

Impressionada com o desempenho de Violet como enfermeira, a empresa conseguiu um emprego para ela em um navio de passageiros. Isso lhe deu uma posição no RMS Olympic, também chamado de White Star Vessel, em 1911. O RMS Olympic era o maior navio de cruzeiro de luxo da época.

Em 20 de setembro de 1911, o navio partiu do porto de Southampton. Infelizmente, o navio de guerra britânico HMS Kavikke e o RMS Olympic colidiram logo após a decolagem. Este acidente danificou ambos os navios. Felizmente, ninguém morreu e o navio não afundou. Antes que algo realmente terrível acontecesse, eles chegaram ao porto em segurança.

RMS Titanic em 1912  

Seria natural que Violet nunca mais quisesse pisar em um barco novamente devido a esta experiência terrível. Mas esse não foi o caso de Violet! Parecia que ela era corajosa demais para desistir. A empresa de construção naval Harland and Wolff, em Belfast, pretendia construir o Titanic como o maior navio de cruzeiro que não pudesse ser danificado. Violet Jessop, uma corajosa jovem de 24 anos, candidatou-se ansiosamente ao cargo de camareira no RMS Titanic (também conhecido como 'O navio inafundável construído por dez mil irlandeses'). Ela acreditava que não precisava se preocupar com outra colisão.

Em 10 de abril de 1912, o Titanic partiu do porto de Southampton, na Inglaterra, para Nova York. Em 14 de abril, no quarto dia de viagem, colidiu com uma geleira inesperada no Mediterrâneo e começou a afundar. Percebendo a situação difícil, Violet alertou os passageiros que não falavam inglês sobre a emergência e os colocou em um bote salva-vidas.

Violet poderia embarcar em um barco salva-vidas de acordo com a regra de cavalaria “mulheres e crianças primeiro”. Ela embarcou no barco salva-vidas número 16 enquanto segurava o bebê de um estranho no braço. Ela foi obrigada a entregar o bebê em terra com segurança. Enquanto Violet e alguns outros passageiros entravam no bote salva-vidas, o Titanic afundou completamente. Felizmente, o RMS Carpathia, outro navio, logo resgatou Violet e o resto. A mãe tirou o filho de Violet  eles estavam no Carpathia.

HMHS Britânico em 1916 

Você pensaria que a essa altura ela já havia aprendido a lição e teria medo do oceano. Mas, por mais corajosa que fosse, Violet assumiu um cargo no HMHS Britannic da companhia de navegação White Star Line depois de sobreviver à tragédia do Titanic.

O HMHS Britannic foi transformado em navio-hospital durante a Primeira Guerra Mundial. Em 21 de novembro st 1916, o navio partiu. Violet embarcou em sua jornada como enfermeira no navio. Infelizmente, o infeliz navio sobreviveu apenas por uma hora.


Durante um cruzeiro no Mar Egeu, uma explosão atingiu o navio. A tripulação começou a embarcar nos botes salva-vidas quando o navio começou a afundar. 55 minutos após a explosão, o navio afogou-se no mar. 30 das 1.066 pessoas a bordo do navio morreram. Outros foram retirados do barco salva-vidas pelo governo britânico.

O naufrágio acidental do navio foi um mistério por vários anos. Muitos acreditavam que os alemães poderiam ter disparado a primeira explosão enquanto o navio estava no mar. No entanto, mais tarde descobriu-se que o governo britânico era o culpado.

Você consegue adivinhar o que aconteceu com Violet? Ela conseguiu sobreviver a esse naufrágio também! Esses incidentes estavam entre os naufrágios mais significativos em todo o mundo. Depois disso, ela fez duas viagens ao redor do mundo enquanto trabalhava para diversas empresas de transporte marítimo, incluindo a Royal Mail Line e a Violet Red Star Line.

Aqui está um fato divertido, mas comovente, da vida de Violet. Em 1950, quando Violet se aposentou, certa noite ela recebeu um telefonema. “Você salvou um bebê quando o Titanic afundou?” a mulher na ligação perguntou. Violet respondeu: “Sim”. A pessoa que ligou respondeu sorrindo: “Eu sou o bebê”.

As experiências de vida de Violet justificam o apelido que ela ganhou, 'Senhorita Inafundável'!

Postar um comentário

0 Comentários