O eMule 0.47c e o Protocol Obfuscation

O eMule 0.47c traz, dentre outras coisas, uma novidade interessante: Protocol Obfuscation.

Download: eMule 0.47c.

O Protocol Obfuscation é um recurso que criptografa as transferências feitas através do eMule, no intuito de burlar limitações nada honestas impostas por operadoras de telefonia, que visam diminuir o tráfego de programas p2p. O texto abaixo, que explica o que é, para que serve, e como funciona este recurso, está rolando via e-mail, e foi retirado de um tópico do Fórum Guia do Hardware:

“Ultimamente está horrível conseguir boa velocidade no eMule. Tal fato se deve a uma coisa chamada ‘traffic shaping’ (ou ‘modelamento de tráfego’), uma forma que as operadoras (Brasil Telecom, Telefonica, Telemar, Net, etc.) acharam para diminuir a banda consumida por seus usuários com programas P2P, como o eMule. Não é uma medida aplicada só aqui não, várias operadoras pelo mundo estão seguindo essa receita. O funcionamento do traffic shaping é bastante simples. Todo protocolo de qualquer aplicação, ao ser transmitido pela rede, possui um cabeçalho que o identifica. O MSN tem seu protocolo, o Skype tem o seu, o tráfego HTTP (navegadores) tem o seu, enfim, é normal as aplicações sempre identificarem nos cabeçalhos dos pacotes enviados seu tipo de dado.

Aí que as operadoras perceberam que poderiam economizar uma quantia razoável de banda diminuindo a velocidade dos pacotes de alicações P2P instalando equipamentos capazes de fazerem uma varredura nos pacotes e identificar os usados por programas P2P. A Cisco, maior fabricante de equipamentos para redes do mundo, possui equipamentos profissionais com essa finalidade. Os primeiros programas a sofrerem o revés foram os clientes BitTorrent. A coisa passou a ficar feia, até que uma parceria entre os desenvolvedores do Azureus e do uTorrent acharam a saída: criptografar os pacotes ao transmiti-los pela rede! Com pacotes criptografados, eles não são mais facilmente identificados pela operadora e não sofrem traffic shaping! Em contrapartida temos um leve aumento do consumo de processamento, pois é necessário criptografar os pacotes na origem e descriptografar no destino.

O eMule há tempos vem sofrendo do mesmo mau, porém seus desenvolvedores insistiam em não implantar criptografia. A explicação era que os usuários que deveriam procurar seus direitos protestando contra sua operadora. É uma idéia muito mágica, bonita de dizer, porém nós brasileiros, que sofremos na mão do monopólio de pouquíssimas operadoras, sabemos o quão difícil é conseguir algo nesse sentido. Mesmo a Anatel, que deveria ser uma agência reguladora, atuando em defesa dos usuários, não se presta a nada além de fazer justamente o contrário, ou seja, defender sistematicamente os abusos das operadoras.

A boa notícia é que felizmente os desenvolvedores do eMule mudaram de idéia e implantaram criptografia (chamada de “Protocol Obfuscation”). No momento está disponível a versão 0.47b Beta1, com pleno suporte a criptografia. Vale lembrar que a criptografia só irá funcional plenamente quando muitos usuários migrarem para a nova versão.

Esperamos que isso dê um banho de água gelada nas operadoras que estão filtrando o tráfego do eMule.”

Para habilitar o Protocol Obfuscation, entre nas preferências, e em seguida, clique na aba Segurança. Lá, marque o item Enable Protocol Obfuscation. Assim:

Fonte: Fórum GdH (Peart).

Postar um comentário

0 Comentários