Na Capital, Dia do Desafio começa com corrida, ciclismo, skatismo e remada à meia-noite

O objetivo é mobilizar a maior quantidade de pessoas para realizar atividades físicas


Por volta da meia-noite, na Usina do Gasômetro, na Capital, será dada a largada de uma rústica de 5 km, de uma pedalada de 6 horas que reunirá 20 ciclistas e de uma remada até o Clube de Regatas Almirante Barroso. Entre a meia-noite e às 2h, a pista do Parque Marinha do Brasil será o palco de skatistas e patinadores.

Os esportes noturnos fazem parte do Dia do Desafio 2010, promovido pelo Sesc-RS em parceria com 442 prefeituras. A proposta do evento é que o máximo possível de cidadãos façam, no mínimo, 15 minutos de qualquer tipo de atividade física.

Ao longo do dia, vários parques e espaços públicos da Capital vão ser tomados por aulas de ginástica em grupo e atividades culturais para incentivar o exercício físico. Entre as atividades previstas está o abraço ao Parque da Redenção, que será às 10h30min, com concentração às 9h. Já no Parcão, entre 10h e 15h, crianças e adultos podem se divertir com oficinas de circo com o grupo Girassol.

Por volta das 11h30min, no Centro Administrativo, a gorvenadora Yeda Crusius deve participar de um aulão de ginástica para os servidores. Logo em seguida, o Corpo de Bombeiros fará uma demonstração de rapel no prédio.

Foram programadas diversas ações de incentivo à prática de atividades físicas em todo o Estado. Em nível mundial, participam 3.397 cidades de 20 países do continente americano.

A ação ocorre anualmente na última quarta-feira de maio, na forma de competição entre cidades. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Em sorteio no início do mês, ficou definido que Porto Alegre enfrentará Houston (EUA).

Saiba como participar do Dia do Desafio na sua cidade.

Confira a programação completa do Dia do Desafio na Capital:

1ª Rústica Noturna do Desafio

0h - A prova terá percurso de 5km e largada à 0h01, da Usina do Gasômetro.

Desafio Ciclístico

0h - Vinte ciclistas pedalarão por seis horas com largada da Usina do Gasômetro e chegada às 6h na feira da Rótula do Papa (próximo ao estádio Olímpico)

Percurso: Usina do Gasômetro, Aeroporto, Fiergs, Terceira Perimetral, Supermercado Nacional (Avenida Teresópolis), ciclovia de Ipanema, Shopping Barra Sul e Rótula do Papa (Estádio Olímpico)

Desafio de remada

0h - Remadores largam à meia-noite do Gasômetro e remam até o Clube de Regatas Almirante Barroso.

Parque Marinha do Brasil

0h às 2h — Skatista e patinadores participarão do Dia do Desafio na pista localizada dentro do Parque.

Rótula do Papa

6h30min - Alongamento na feira da Rótula do Papa com presença do titular da SMIC, Valter Nagelstein (a confirmar). Monitores do Sesc farão alongamento com feirantes, público e ciclistas que chegarão do desafio ciclístico.

Assembleia Legislativa

8h30min - Aulão de alongamento: dois monitores do Sesc darão aula para deputados e servidores

Praça da Matriz

8h30min às 17h — Desafio da Maturidade Ativa: Oficinas de tango, coral, dança de salão, ginástica chinesa, apresentação artística, entre outras atividades voltadas à terceira idade.

SMIC

8h30min - Aulão de Ginástica em frente a SMIC, à direita antes do Túnel da Conceição (sentido bairro-Centro). Haverá ginástica laboral para servidores e comunidade local.

Prefeitura

14h — Aulão de alongamento em frente à prefeitura para servidores e autoridades, entre elas, o prefeito José Fortunati.

Parque da Redenção

9h — Concentração de pessoas para o abraço ao Parque da Redenção

10h30min — Abraço à Redenção: lado a lado, moradores darão um abraço simbólico ao Parque, da José Bonifácio às proximidades da UFRGS, e da Osvaldo Aranha à João Pessoa. Balões serão lançados ao céu. Presença do prefeito José Fortunati.

11h - Aula de alongamento em frente ao Monumento ao Expedicionário.

Parcão

10h às 15h - Atividade Circense no Parcão: oficinas de circo para o público local com o grupo Girassol.

Usina do Gasômetro

9h30min às 10h30min e das 16h30min às 17h30min: Balão à disposição da comunidade para a prática de balonismo.

Centro Administrativo do Estado

11h30min — Aulão com professor Anchieta no Centro Administrativo para servidores com a presença da governadora Yeda Crusius (a confirmar) e rapel do Corpo de Bombeiros.

Câmara de Vereadores

14h — Grande aulão de ginástica para vereadores no Plenário.

Esquina Democrática

Apresentação do homem-banda

Manhã - 9h, 9h40min, 10h20min e 11h

Tarde — 14h, 14h40min, 15h20min e 16h

Praça da Alfândega

12h — Atividade cultural que mobilizará participação do público, com grupo Cia Umpédedois.

Rodoviária

10h às 12h e das 14h às 16h - Desafio Coral: apresentação cultural "Ao divagar se vai longe e de bicicleta mais ainda", intervenções cênicas com o público para relaxamento e preparação para o canto, ensaio de música e apresentação.

Largo Glênio Peres

10h às 18h - Estrutura de palco com atividades físicas. A cada hora aulas de street dance, yoga, alongamento, tai chi, ginástica funcional e mini-golfe.

Bairro Restinga

9h às 17h - Brinquedos infláveis na Escola Municipal Ludovino Faunton.

Camelódromo

12h, 15h30min e 16h - Aula de Ginástica no Centro Popular de Compras (corredores, Praça de Alimentação e restaurante).

Viaduto da Conceição

16h30min - Grande aulão de ritmos e alongamento embaixo do viaduto da Conceição.

Trensurb

10h às 16h - Apresentação de performance artística que inclui teatro e música, onde serão realizadas coreografias com o público - músicas japonesas.

Fonte: site da prefeitura de Porto Alegre e do Sesc-RS.
ZEROHORA.COM

Postar um comentário

0 Comentários