Notas de Falecimento

Duas notas de falecimento que eu deveria ter comentando antes mas não tive tempo. Ambas relacionadas a DC Comics.

A primeira é a da compositora Shirley Walker agora em novembro último. Vítima de um aneurisma cerebral aos 61 anos. Shirley não é muito conhecida aqui no Brasil mas era uma excelente compositora-regente-orquestradora. Seus trabalhos incluem Batman: The Animated Series, Batman Beyond, além de longas como Batman: Mask of the Phantasm, Spawn, Superman: The Last Son of Krypton e vários outros. Compôs a trilha de alguns seriados como Space Above e Beyond e filmes como Escape from L.A de John Carpenter.
Como regente e orquestradora trabalhou ainda para compositores como Hans Zimmer e, mais regularmente, com Danny Elfman em filmes como Batman e Batman Returns, entre outros. Seu último score, Black Christmas, será ouvido nos cinemas dos EUA neste final de ano.

A segunda é de Martin Nodell, criador do personagem Lanterna Verde.

Martin Nodell, 91 anos, criador do personagem de quadrinhos Lanterna Verde, morreu no último sábado, em Muskego, Wisconsin (EUA), de causas naturais.

O Lanterna Verde, personagem que usa um anel que lhe dá poderes, foi criado em 1940. Nodell esperava o metrô em Nova York quando viu um operador balançando uma lanterna no túnel.

Assim surgiu Alan Scott, um engenheiro que encontra uma lanterna verde forjada pela colisão de um meteoro em meio aos escombros de um acidente de trem. Com pedaços da lanterna, criou o anel.

O personagem apareceu pela primeira vez em uma revista em quadrinhos em julho de 1940, em um título da All-American Comics, que depois se tornaria parte da DC Comics. Em pouco tempo, Lanterna Verde ganhou sua própria série, desenhada por Nodell, que foi cancelada em 1949.

Dez anos depois a série foi retomada, com Hal Jordan como o segundo lanterna verde. Vários novos heróis ostentando o anel seriam criados nas décadas seguintes. Nodell, já longe do personagem, foi trabalhar no mercado publicitário nos anos 60.

Nos últimos anos, Nodell vinha participando das convenções de quadrinhos ao lado de sua mulher, Caroline, falecida em 2004.

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários