Clip do Rammstein Deletado do YouTube

Nesse fim de semana aconteceu uma coisa chata.
Recebi um e-mail do YouTube dizendo que eles estavam retirando meu vídeo legendado de Amerika do Rammstein a pedido da Viacom, leia-se MTV, por Copyright Infringement.
Ou seja meus caros, a MTV como se não bastasse o fato de não exibir mais nada que preste em sua programação ainda está atacando vídeos clips antigos postados no YouTube. Bons tempos em que a MTV fazia o que devia fazer: Exibir bons video clips. Agora, ao que parece, a cobiça está falando mais alto e estão imitando a velha Rede Globo ao não permitir acesso ao seu acervo.

Agora vejam onde chegamos. Um vídeo clip nada mais é do que um clip promocional cujo único objetivo é "vender" o artista. Uma amostra grátis, se preferirmos. Portanto, creio eu, quanto mais esse clip for assistido, maior será a promoção da banda, correto? Para mim, para você e para a banda acho que sim, já para esses urubus...

Agora chegamos no ponto nevrálgico da questão. Quem mandou retirar o meu clip? A MTV. Aqueles que faturam justamente em cima de video clips. Não foi a gravadora, nem o Rammstein. Alias, tenho certeza que a banda aprova que os usuários postem clips seus no YouTube. E mais, creio que gostariam de saber que outras pessoas que não são poliglotas, nem tão privilegiadas para saberem alemão ou inglês, tiveram acesso a mensagem que a banda quis passar em Amerika.

E agora entramos noutra questão interessante. A questão dos direitos autorais "sobre" direitos autorais. Quando legendei o clip não imaginei que teria algum problema já que o mesmo é promocional. Até onde sei, vídeo clips não são comercializados. Sou fã da banda e achei que seria legal traduzir para o bom e velho português. Assim, mais pessoas teriam a possibilidade de conhecer melhor o trabalho do Rammstein. Foi um tipo de homenagem a banda. Coisa de fã mesmo. Sem nenhum tipo de ganho financeiro. No entanto, ao fazer isso, ao que parece pela atitude da dona Viacom, estou prejudicando os ganhos deles que nada tem a ver com a banda. Se eles tem direitos pelo loginho da MTV eu também não deveria ter sobre a tradução e pela legenda? É uma questão complicada que levanta discussões e mais discussões. Prá mim é briga de cachorro grande e eu sou apenas uma Chihuahua se é que chego a tanto.

O que quero dizer é que muita gente se acha grande coisa porque legenda, traduz, diagrama, ou sei-lá-o-que na net. E acabam se achando os 'donos' do pedaço e ficam brigando uns com os outros pelos seus 'créditos' como cães dividindo um osso. Já vi muito disso em grupos de scans, em grupos que traduzem legendas, etc. Inclusive aconteceu comigo mesma lá no YouTube. O primeiro clip que legendei foi um video amador feito com imagens do filme Superman I. Era uma linda homenagem a Chris Reeve. Achei legal e resolvi legendar para os amigos. Fiz e upei pro YouTube. Não demorou muito e apareceu o "dono" se queixando que eu tinha roubado o clip dele. Detalhe: Eu nem sabia que o clip estava no YouTube, quanto mais que o "dono" estava lá. Jamais disse que tinha montado o clip! Fiquei atônita. Como o cara podia reenvidicar direitos autorais sobre algo que ele não tem? Por acaso ele teve autorização da gravadora da banda que ele usou no clip? Teve autorização da rigorosa e sovina Warner para usar as cenas de Superman I? Creio que não. Resolvi deixar como estava. Não valia a pena discutir com uma criatura dessas.

Após esse incidente (e alguns outros) cheguei a conclusão que na internet "direitos autorais" são mutáveis (mudam de dono) e só são 'respeitados' e 'exigidos' por aqueles que, de alguma forma, fizeram mais do que apenas baixar arquivos. Todos querem o seu momento de glória. Seja por traduzir, legendar, montar um clip, ripar mp3, videos, qualquer coisa até mesmo upar para algum servidor.

So que alguns exageram nos seus "direitos". Roubam na cara dura mesmo. Sinceramente eu tenho pena de pessoas assim. A vida delas é tão vazia que realmente precisam que estranhos batam palmas (por coisas que não fizeram) todo o santo dia para se acharem importantes? Para se sentirem amadas? Ser reconhecido pelo que faz sempre é gostoso. Ver comentários no seu blog é sempre prazeroso. É bom ver que você não está sozinho, que outras pessoas compartilham de suas idéias e gostos, e que, obviamente, as pessoas gostam do que faz. Mas tem gente por ai que já perdeu a noção do que é certo e errado. Cada vez mais me convenço que a internet é o meio mais esquizofrênico que existe. Só dá doido..rs

O fato é que tiraram meu vídeo sem ao menos avisar antes e pedir que eu mesma o fizesse.
Sacanagem pura do YouTube. Estou sob a mira deles. A qualquer hora podem implicar com os clips que posto lá e me deletarem de vez. Se tiver que ser, será. Não vou recuar. É por isso que muitas vezes a gente se depara com a seguinte mensagem no YouTube "este clip foi retirado pelo usuário". É porque algum outro foi retirado e o usuário é avisado para retirar outros clips que não sejam se sua propriedade e, em caso de reincidência, adeus perfil.

O You Tube já não é mais o mesmo. Dói no peito pensar quantos clips maravilhosos estão sendo deletados por dia. Eu mesma já salvei vários que se foram.

Bom, chega de choradeira...rs
Só queria que vocês soubessem um pouco do que acontece nos bastidores do YouTube.
Upei o clip para o MySpace dessa vez.

Viva la Resistance!

Comentários

  1. esse youtubr tá tirando tudo o que é bom do rock,porque tiraram zerstoren do rammstein? coloque de novo pra eu gravar no meu pc...
    por favor, eu imploro...

    bigadinho
    angeladeusdedit@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. cara, so fa do rammsteins tbm,e a coisa mais show q eu ja vi no youtube foram as traduções pois vc conseque aconpanhar os sentimentos passados a cada momento. tanto é q eu estava baixando p meu pc pois estou querendo fzr um dvd d traduzidos para curtir c os amigos. mas essa bosta de mtv q so passa coisa emo (e futuramente passara forro tbm), veio p fuder tudo.
    vc está certo em reivindicar por seus direitos. eu t APOIO, mas me faz um favor, se vc tiver algum video aew ainda, legendado, me manda por e mail.

    vampire_set@hotmail.com


    vlw amigao

    ps: q tal fzrmos um abaixo assinado contra esse monopolio televisivo da mtv, podemos ate tentar contactar o fa clube da banda em berlin.
    vlw

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo Angela.
    Os caras estão mesmo fazendo uma grande burrada.
    Bem, quem tem a perder com isso são eles mesmos...
    E espero que vc consiga o vídeo que está querendo. Se alguém tiver, tb pode mandar pra mim. Hehe.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá setista.
    Antes de mais nada valeu pela visita.
    E concordamos com vc (eu e a Fê). Os caras estão mesmo bem perdidos. A MTV não sabe mais o que fazer...
    Com relação ao abaixo-assinado, é uma boa idéia sim. Mas estamos completamente sem tempo para nada... Até as atualizações aqui do blog estão "um pouco" atrasadas.
    Vamos ver no futuro.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. eu havia encontrado um clip massa do naruto shippuuden com a música "simphony of destruction do Megadeth e outra do hellsing com a música "Sympathy for The Devil" cantada por guns in roses e postei no meu blog de tão bonito q achei,
    no dia seguinte eles foram retirados por "violação de direitos autorais" isso é um absurdo!!!
    até onde isso vai parar?!
    com toda certeza esses vídeos só aumentam a fama dos artistas e dos filmes e animes utilizados.
    Q porcaria de "direitos autorais" são esses q violamos?
    a propósito, quem tiver esses vídeos mencionados por favor entre em contato comigo para q eu possa baixá-los.
    É bem fácil passar esses vídeos através de sites de uploads como o "mediafire" sem essa babaquice de "direitos autorais", e é gratuito tbm^^
    pena q não dá pra assistir on-line, mas é uma ótima saída para quem quer resgatar um vídeo q foi retirado no youtube rsrs

    ResponderExcluir
  6. Estas empresas como Viacom e Warner e outras, num futuro bem proximo irão se ferrar. Pois um dia dia todos irão ter uma certa antipatia por elas e com certeza deixaremos de utilizar, comprar eta alguma coisa com sua marca e selo. Deixo aqui meus parabens para Sky por tirar a MTV da grade.

    ResponderExcluir
  7. Estas empresas como Viacom e Warner e outras, num futuro bem proximo irão se ferrar. Pois um dia dia todos irão ter uma certa antipatia por elas e com certeza deixaremos de utilizar, comprar eta alguma coisa com sua marca e selo. Deixo aqui meus parabens para Sky por tirar a MTV da grade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas