Clip do Rammstein Deletado do YouTube

Nesse fim de semana aconteceu uma coisa chata.
Recebi um e-mail do YouTube dizendo que eles estavam retirando meu vĂ­deo legendado de Amerika do Rammstein a pedido da Viacom, leia-se MTV, por Copyright Infringement.
Ou seja meus caros, a MTV como se nĂ£o bastasse o fato de nĂ£o exibir mais nada que preste em sua programaĂ§Ă£o ainda estĂ¡ atacando vĂ­deos clips antigos postados no YouTube. Bons tempos em que a MTV fazia o que devia fazer: Exibir bons video clips. Agora, ao que parece, a cobiça estĂ¡ falando mais alto e estĂ£o imitando a velha Rede Globo ao nĂ£o permitir acesso ao seu acervo.

Agora vejam onde chegamos. Um vĂ­deo clip nada mais Ă© do que um clip promocional cujo Ăºnico objetivo Ă© "vender" o artista. Uma amostra grĂ¡tis, se preferirmos. Portanto, creio eu, quanto mais esse clip for assistido, maior serĂ¡ a promoĂ§Ă£o da banda, correto? Para mim, para vocĂª e para a banda acho que sim, jĂ¡ para esses urubus...

Agora chegamos no ponto nevrĂ¡lgico da questĂ£o. Quem mandou retirar o meu clip? A MTV. Aqueles que faturam justamente em cima de video clips. NĂ£o foi a gravadora, nem o Rammstein. Alias, tenho certeza que a banda aprova que os usuĂ¡rios postem clips seus no YouTube. E mais, creio que gostariam de saber que outras pessoas que nĂ£o sĂ£o poliglotas, nem tĂ£o privilegiadas para saberem alemĂ£o ou inglĂªs, tiveram acesso a mensagem que a banda quis passar em Amerika.

E agora entramos noutra questĂ£o interessante. A questĂ£o dos direitos autorais "sobre" direitos autorais. Quando legendei o clip nĂ£o imaginei que teria algum problema jĂ¡ que o mesmo Ă© promocional. AtĂ© onde sei, vĂ­deo clips nĂ£o sĂ£o comercializados. Sou fĂ£ da banda e achei que seria legal traduzir para o bom e velho portuguĂªs. Assim, mais pessoas teriam a possibilidade de conhecer melhor o trabalho do Rammstein. Foi um tipo de homenagem a banda. Coisa de fĂ£ mesmo. Sem nenhum tipo de ganho financeiro. No entanto, ao fazer isso, ao que parece pela atitude da dona Viacom, estou prejudicando os ganhos deles que nada tem a ver com a banda. Se eles tem direitos pelo loginho da MTV eu tambĂ©m nĂ£o deveria ter sobre a traduĂ§Ă£o e pela legenda? É uma questĂ£o complicada que levanta discussões e mais discussões. PrĂ¡ mim Ă© briga de cachorro grande e eu sou apenas uma Chihuahua se Ă© que chego a tanto.

O que quero dizer Ă© que muita gente se acha grande coisa porque legenda, traduz, diagrama, ou sei-lĂ¡-o-que na net. E acabam se achando os 'donos' do pedaço e ficam brigando uns com os outros pelos seus 'crĂ©ditos' como cĂ£es dividindo um osso. JĂ¡ vi muito disso em grupos de scans, em grupos que traduzem legendas, etc. Inclusive aconteceu comigo mesma lĂ¡ no YouTube. O primeiro clip que legendei foi um video amador feito com imagens do filme Superman I. Era uma linda homenagem a Chris Reeve. Achei legal e resolvi legendar para os amigos. Fiz e upei pro YouTube. NĂ£o demorou muito e apareceu o "dono" se queixando que eu tinha roubado o clip dele. Detalhe: Eu nem sabia que o clip estava no YouTube, quanto mais que o "dono" estava lĂ¡. Jamais disse que tinha montado o clip! Fiquei atĂ´nita. Como o cara podia reenvidicar direitos autorais sobre algo que ele nĂ£o tem? Por acaso ele teve autorizaĂ§Ă£o da gravadora da banda que ele usou no clip? Teve autorizaĂ§Ă£o da rigorosa e sovina Warner para usar as cenas de Superman I? Creio que nĂ£o. Resolvi deixar como estava. NĂ£o valia a pena discutir com uma criatura dessas.

ApĂ³s esse incidente (e alguns outros) cheguei a conclusĂ£o que na internet "direitos autorais" sĂ£o mutĂ¡veis (mudam de dono) e sĂ³ sĂ£o 'respeitados' e 'exigidos' por aqueles que, de alguma forma, fizeram mais do que apenas baixar arquivos. Todos querem o seu momento de glĂ³ria. Seja por traduzir, legendar, montar um clip, ripar mp3, videos, qualquer coisa atĂ© mesmo upar para algum servidor.

So que alguns exageram nos seus "direitos". Roubam na cara dura mesmo. Sinceramente eu tenho pena de pessoas assim. A vida delas Ă© tĂ£o vazia que realmente precisam que estranhos batam palmas (por coisas que nĂ£o fizeram) todo o santo dia para se acharem importantes? Para se sentirem amadas? Ser reconhecido pelo que faz sempre Ă© gostoso. Ver comentĂ¡rios no seu blog Ă© sempre prazeroso. É bom ver que vocĂª nĂ£o estĂ¡ sozinho, que outras pessoas compartilham de suas idĂ©ias e gostos, e que, obviamente, as pessoas gostam do que faz. Mas tem gente por ai que jĂ¡ perdeu a noĂ§Ă£o do que Ă© certo e errado. Cada vez mais me convenço que a internet Ă© o meio mais esquizofrĂªnico que existe. SĂ³ dĂ¡ doido..rs

O fato Ă© que tiraram meu vĂ­deo sem ao menos avisar antes e pedir que eu mesma o fizesse.
Sacanagem pura do YouTube. Estou sob a mira deles. A qualquer hora podem implicar com os clips que posto lĂ¡ e me deletarem de vez. Se tiver que ser, serĂ¡. NĂ£o vou recuar. É por isso que muitas vezes a gente se depara com a seguinte mensagem no YouTube "este clip foi retirado pelo usuĂ¡rio". É porque algum outro foi retirado e o usuĂ¡rio Ă© avisado para retirar outros clips que nĂ£o sejam se sua propriedade e, em caso de reincidĂªncia, adeus perfil.

O You Tube jĂ¡ nĂ£o Ă© mais o mesmo. DĂ³i no peito pensar quantos clips maravilhosos estĂ£o sendo deletados por dia. Eu mesma jĂ¡ salvei vĂ¡rios que se foram.

Bom, chega de choradeira...rs
SĂ³ queria que vocĂªs soubessem um pouco do que acontece nos bastidores do YouTube.
Upei o clip para o MySpace dessa vez.

Viva la Resistance!

Postar um comentĂ¡rio

7 ComentĂ¡rios

  1. esse youtubr tĂ¡ tirando tudo o que Ă© bom do rock,porque tiraram zerstoren do rammstein? coloque de novo pra eu gravar no meu pc...
    por favor, eu imploro...

    bigadinho
    angeladeusdedit@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. cara, so fa do rammsteins tbm,e a coisa mais show q eu ja vi no youtube foram as traduções pois vc conseque aconpanhar os sentimentos passados a cada momento. tanto é q eu estava baixando p meu pc pois estou querendo fzr um dvd d traduzidos para curtir c os amigos. mas essa bosta de mtv q so passa coisa emo (e futuramente passara forro tbm), veio p fuder tudo.
    vc estĂ¡ certo em reivindicar por seus direitos. eu t APOIO, mas me faz um favor, se vc tiver algum video aew ainda, legendado, me manda por e mail.

    vampire_set@hotmail.com


    vlw amigao

    ps: q tal fzrmos um abaixo assinado contra esse monopolio televisivo da mtv, podemos ate tentar contactar o fa clube da banda em berlin.
    vlw

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo Angela.
    Os caras estĂ£o mesmo fazendo uma grande burrada.
    Bem, quem tem a perder com isso sĂ£o eles mesmos...
    E espero que vc consiga o vĂ­deo que estĂ¡ querendo. Se alguĂ©m tiver, tb pode mandar pra mim. Hehe.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. OlĂ¡ setista.
    Antes de mais nada valeu pela visita.
    E concordamos com vc (eu e a FĂª). Os caras estĂ£o mesmo bem perdidos. A MTV nĂ£o sabe mais o que fazer...
    Com relaĂ§Ă£o ao abaixo-assinado, Ă© uma boa idĂ©ia sim. Mas estamos completamente sem tempo para nada... AtĂ© as atualizações aqui do blog estĂ£o "um pouco" atrasadas.
    Vamos ver no futuro.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. eu havia encontrado um clip massa do naruto shippuuden com a mĂºsica "simphony of destruction do Megadeth e outra do hellsing com a mĂºsica "Sympathy for The Devil" cantada por guns in roses e postei no meu blog de tĂ£o bonito q achei,
    no dia seguinte eles foram retirados por "violaĂ§Ă£o de direitos autorais" isso Ă© um absurdo!!!
    até onde isso vai parar?!
    com toda certeza esses vĂ­deos sĂ³ aumentam a fama dos artistas e dos filmes e animes utilizados.
    Q porcaria de "direitos autorais" sĂ£o esses q violamos?
    a propĂ³sito, quem tiver esses vĂ­deos mencionados por favor entre em contato comigo para q eu possa baixĂ¡-los.
    É bem fĂ¡cil passar esses vĂ­deos atravĂ©s de sites de uploads como o "mediafire" sem essa babaquice de "direitos autorais", e Ă© gratuito tbm^^
    pena q nĂ£o dĂ¡ pra assistir on-line, mas Ă© uma Ă³tima saĂ­da para quem quer resgatar um vĂ­deo q foi retirado no youtube rsrs

    ResponderExcluir
  6. Estas empresas como Viacom e Warner e outras, num futuro bem proximo irĂ£o se ferrar. Pois um dia dia todos irĂ£o ter uma certa antipatia por elas e com certeza deixaremos de utilizar, comprar eta alguma coisa com sua marca e selo. Deixo aqui meus parabens para Sky por tirar a MTV da grade.

    ResponderExcluir
  7. Estas empresas como Viacom e Warner e outras, num futuro bem proximo irĂ£o se ferrar. Pois um dia dia todos irĂ£o ter uma certa antipatia por elas e com certeza deixaremos de utilizar, comprar eta alguma coisa com sua marca e selo. Deixo aqui meus parabens para Sky por tirar a MTV da grade.

    ResponderExcluir