Gagarin NÃO Disse que a Terra era Azul!

Admitam! Essa vocês não esperavam! E, sinceramente, duvido que encontrem isso em outro blog. :P

Em 12 de abril último os russos comemoraram os 46 anos do primeiro vôo de um homem ao espaço, feito pelo major soviético Yuri Gagarin, na data que é celebrada como o Dia da Cosmonáutica.
Durante os atos oficiais, delegações do Governo e do Parlamento depositaram flores nos túmulos de Gagarin e Serguei Koroliov, considerado o pai da cosmonáutica, no Panteão de figuras ilustres nas muralhas do Kremlin, na Praça Vermelha.
A imprensa russa publicou diversas notas sobre Gagarin e o jornal "Izvestia" reproduziu, em um suplemento, a edição vespertina especial de 12 de abril de 1961, dedicada ao primeiro vôo do homem ao espaço.
"Em 12 de abril de 1961, a União Soviética pôs na órbita terrestre a primeira nave-satélite 'Vostok' com uma pessoa a bordo", dizia o comunicado da agência oficial "Tass", que há quase meio século foi lido por milhões de soviéticos.
Pelo mesmo comunicado, o mundo soube que o foguete que impulsionou a "Vostok" foi lançado às 9h07 (hora de Moscou), de um polígono militar secreto na república soviética do Cazaquistão, hoje um Estado independente.
Outros comunicados da "Tass" informaram que Gagarin, a bordo da "Vostok", disse que estava bem quando sobrevoou a América do Sul e a África. A "Vostok" realizou uma volta elíptica em torno da Terra com a distância máxima de 302 e mínima de 175 quilômetros.
"Da altura cósmica a Terra é vista com nitidez, se distinguem claramente as montanhas, as costas e as ilhas", escreveu Gagarin no relatório oficial sobre o vôo. O retorno à Terra representou um grande risco: a "Vostok" não tinha recursos técnicos para pousar na Terra, e Gagarin, a 7 mil metros de altura, teve que abandonar a nave em queda livre, com a ajuda do assento ejetável, e aterrissar com o pára-quedas.
Felizmente, o pára-quedas de Gagarin pousou em uma fazenda na região de Saratov, a quase 400 quilômetros de distância do lugar onde as brigadas de resgate o esperavam. Os moradores da localidade pensaram no início que se tratava de um espião americano.
Para a humanidade, a proeza do soviético marcou o começo de uma nova era e, para a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e os Estados Unidos, significou o início da corrida espacial para conquistar o cosmos.
Desde o início da exploração do espaço, centenas de cosmonautas e astronautas de vários países viajaram à órbita terrestre, onde atualmente opera a Estação Espacial Internacional (ISS), habitada permanentemente por profissionais e em algumas ocasiões por turistas.
O milionário americano Charles Simonyi, que atualmente está na ISS, celebrará a façanha de Gagarin em companhia de russos e americanos. Segundo o Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia, Simonyi, os russos Mikhail Tyurin, Fiodor Yurchijin e Oleg Kotov, e os americanos Michael López-Alegria e Sunita Williams celebrarão a data com um jantar.
Fonte: G1

Foto ao lado: Monumento de 40 metros de altura feito de titânio em homenagem a Yuri Gagarin em Moscou, Russia.

Gagarin morreu em 1968 em circustâncias até hoje pouco explicadas. Possibilidade de sabotagem. Gagarin e seu instrutor Vladimir Sirioguin pilotavam um MiG-15 num vôo de rotina perto de Moscou. Uma investigação em 1986 cogitou que outro avião teria desestabilizado o caça de Gagarin. Os relatos oficiais da época, diziam que o piloto teria conseguido desviar de uma escola, mas não evitar a queda. O impacto da queda provocou uma cratera de 6 metros de profundidade. Uma nova teoria em 2005 apontou para falha humana. Uma saida de ventilação da cabine teria sido acidentalmente deixada aberta provocando asfixia na tripulação.

Contrariando a crença popular Yuri Gagarin NÃO DISSE que a Terra era azul em suas transmissões. Não está nas gravações oficiais. As famosas frases de efeito de Gagarin teriam sido ditas já em terra. Em seus relatórios, entrevistas, etc. Digo 'teriam' porque em época de plena Guerra Fria é difícil saber o que é verdade ou não. Além da já citada frase destaco outra bem conhecida também:

“Circulando ao redor da terra em minha nave espacial eu notei quanto é bonito nosso planeta. Pessoas do mundo, cuidem dele e façam ele permanecer bonito, não o destruam.”
- Yuri Gagarin

E como eu não sou de fazer 'acusações' sem provas ai vai o meu presente para os amantes da Corrida Espacial. :D

As gravações originais de Yuri Gagarin eu seu histórico vôo orbital ao redor da Terra. Os diálogos logicamente estão em russo. Mas há uma apresentação em inglês com a tradução das falas de Gagarin. Tomei a liberdade de retraduzi-las.
Obrigado ao Rod pela ajuda via msn. Tinha umas partezinhas meio cabeludas. ;)

Segue a transcrição:

Naqueles históricos minutos em que a espaçonave Vostok orbitava a Terra com o primeiro astronauta Yuri Gagarin a bordo duas transmissões foram feitas entre a Terra e a espaçonave. Yuri Gagarin informou a Terra o que estava sentindo e como o vôo estava procendendo. Durante essas duas breves comunicações o astronauta soviético enviou essas mensagens:

"- Eu vejo a Terra. A visibilidade é boa. Eu os ouço perfeitamente."

E algum tempo depois:

"O vôo procede de forma normal. Eu vejo a Terra. A visibilidade é boa."

"Posso ver tudo. Alguns espaços estão cobertos por nuvens."

E continuou:

"- Eu continuo com o vôo. Tudo está normal. Tudo funciona perfeitamente bem. Seguindo em frente."

Algum tempo depois Yuri Gagarin se comunicou novamente:

"- Me sinto bem. Estou realmente bem. Continuo com o vôo. Tudo funciona perfeitamente bem. A máquina está funcionando normalmente."

Essas mensagens lacônicas, cheias de confiança e coragem e que hoje fazem parte da história foram gravadas em fita. Essa é sua gravação histórica. Essa é a voz do primeiro astronauta do mundo, Yuri Gagarin a bordo da espaçonave Vostok.



Official Russian Space Agency Voice Recordings
of Jury Gagarin In Space, 1961.



Curiosidades:

- Poucos dias antes do lançamento, o favorito para ir ao espaço era Gherman Titov. O que levou Gagarin, de 27 anos, a ser o escolhido não foi apenas seu bom desempenho nos testes, mas também sua origem. Titov era filho de um professor.
Gagarin, filho de um trabalhador rural, era uma prova viva de que sob o regime comunista o fruto de uma família camponesa teria oportunidades e se tornaria um herói.

- Após o feito, Gagarin tornou-se instantaneamente uma celebridade soviética e mundial e passou a viajar pelo mundo promovendo a tecnologia espacial do seu país, sendo recebido como herói por reis, rainhas, presidentes e multidões por onde passava. No Brasil, foi recebido e condecorado pelo então presidente Jânio Quadros com a Ordem do Cruzeiro do Sul.

- Yuri não estava preparado para a fama repentina em que se transformou e começou a beber muito.

- Gagarin não foi apenas o primeiro homem a ir ao espaço e orbitar a Terra. Foi também o primeiro ser humano a voltar de lá. Diferente da pobre Laika que morreu de hipotermia. Alguns cientistas do projeto muitos anos depois se arrependeram de ter enviado a pobre cadelinha para o espaço.


- Os primeiros seres vivos a voltarem do espaço foram as cadelinhas Belka e Strelka.

PS: Este foi um post verdadeiramente trabalhoso.

Postar um comentário

11 Comentários

  1. "A Terra é azul."

    Não importa onde, como e se fopi dito... o mito é lindo...

    ResponderExcluir
  2. Saber se a tradução em inglês é real é dificil. Mas o que fica é o que é contado. A terra é azul, quem disse foi um "sovietico, não importa se foi durante ou depois. Norte-americanos, criam lendas e destroem a dos outros.

    ResponderExcluir
  3. “À História prefiro a mitologia. A História parte da verdade e ruma
    em direção à mentira; a mitologia parte da mentira e se aproxima da verdade”.

    Parece que o Cocteau tinha razão.

    ResponderExcluir
  4. Mauste, a fonte da gravação é russa.
    Os americanos não manteriam o tom ufanista da gravação.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um amigo russo que realmente nunca tinha ouvido falar dessa história de "A Terra é azul" e citou outras frases de Gagarin, mas nada tão interessante como a frase que nunca foi dita.

    Eu achava que ele era doido ou muito desligado. Esse seu post redimiu a honra dele!!

    ResponderExcluir
  6. Que bom que eu seu amigo russo apareceu, Antonio..rs
    Eu é já estava achando que tava ficando pirada! rs
    Na verdade não posso dizer que ele não disse. A questão é que não encontro em lugar algum. E olha que procurei! Achei algo bem próximo que está no relatório dele. Mas só.

    ResponderExcluir
  7. Tovarish blogueiro... alguém já ouviu a versão completa da antológica frase? Alguém divulgou asim:
    - A Terra é azul, e Deus não está aqui!
    Quem souber mais, por favor envie por email: magondi@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Há um preciosista como você eu diria que Gagarin nunca foi denominado "Astronauta", pois esta é uma denominação Americana aos homens lançados ao espaço, os Soviéticos o chamavam de Cosmonauta!
    Vale a pena corrigir no seu blog...

    ResponderExcluir
  9. "The sky is very dark; the Earth is bluish. Everything is seen very clearly"

    ResponderExcluir
  10. Olá A.M.
    Obrigado pela visita.
    Peço que você assista o vídeo neste post [http://vintage69.blogspot.com/2011/04/youtube-first-orbit-tributo-yuri.html] e faça uma print da cena em que esta frase aparece. Assisti o vídeo e não consegui achá-la.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Nossa! Que perda de tempo! Se ele falou ou não falou, não importa.  O que importa é o fato de que a Terra é azul!! Como nós, seres humanos, perdemos tempo discutindo coisas que não levam a nada.  Uns elevando certos feitos, outros (na maioria americanos) destruindo essa imagem.  Mas, o importante de tudo é o fato. É óbvio que a primeira pessoa que teve a visão da Terra, estando no espaço, foi Gagarin; logo, deve ter sido Gagarin quem mencionou esse fato. Se ele disse isso na Vostok ou na Terra, não importa. Ou como você ficou sabendo que a Terra era azul??? Bom, agora eu é que estou perdendo tempo...

    PS.: Alguém sabe quem foi Irineu Evangelista de Souza? É um dos poucos "heróis" nacionais que ninguém fala. Porque não gastar nosso tempo divulgando mais nossos "heróis"? Tenho medo de um dia ouvir da boca de uma criança que o primeiro avião foi inventado pelos irmãos Wright...

    ResponderExcluir