Alguém aí lembra do seriado Automan?


"Esta é a história de Walter Nebicher, fazendo o que ele sabe fazer, enfrentar o crime nas ruas. É que Walter é policial. Infelizmente o chefe não quer Walter nas ruas. Assim, Walter tem de enfrentar o crime a seu próprio modo, numa sala de computadores, onde ele é perito. Felizmente para mim, o avançado conhecimento de eletrônica o levou a fazer experiências com o que se instituiu chamar de holograma, uma palavra muito sofisticada para definir uma imagem tridimensional que, quando aperfeiçoada pode chegar a parecer real. Eu sou real. Aliás, na verdade, com suficiente carga de força posso chegar a ser real. Foi o que praticamente me trouxe a este mundo. Meu nome é Automan"

Produzida em 1983 por Glen A. Larson [o mesmo de Battlestar Galactica e Buck Rogers, entre outros], Automan foi um exemplo clássico do que eram os seriados nos anos 80. Meteórico [teve 13 episódios, mas apenas 12 foram exibidos], bobinho, muito colorido [mas muito, muito colorido, mesmo!], muito neon, pseudo-inocente, divertido, pirado e pouca [ou nenhuma] história. Mas era legal e quem viu não esqueceu com certeza.

Era, tipo, um Tron às avessas porque em vez de um humano ir parar dentro de um computador é um programa [Automan, 'o primeiro homem automático'] que vem para o nosso mundo. No seriado Auto é criação do policial Walter Nebicher, um gênio da computação. O objetivo de Walter era criar um super programa de inteligência artificial para combater o crime. Não deu muito certo, quer dizer, deu... mas o Auto não era bem o que o Walter imaginava...rs
Automan podia disparar relâmpagos, conversar com toda e qualquer máquina [acho que até calculadora..rs]e era praticalmente invulnerável desde que tivesse energia suficiente. Esse era o calcanhar de Aquiles dele. Consumia uma energia medonha [geralmente aparecia a noite quando o consumo de energia era menor]. Lembram que ele adorava causar blecautes nas cidades e sumir por falta de energia nas horas mais cruciais sempre deixando o Walter numa fria? É, as torradeiras, os chuveiros, os micro-ondas, as geladeiras eram terríveis para o bom Auto...rs
Na horas vagas, e quando o consumo de energia permitia, assumia a identidade de“Otto J. Mann,” [eta, trocadilho infame!] um agente fictício que ajuda Walter em suas investigações.

Eu gostava muito do seriado embora os roteiros fossem, na maioria das vezes, medíocres. Aquele visual do Auto era sensacional para a época. E o conceito do seriado também. Imagine um programa que ganha vida em uma época que computadores tinham míseros kbs de memória! O primeiro micro que usei na vida foi um TK-82C com incríveis 2kbs [sim, vc leu certo!] de memória! E eu consegui criar um 'adventure' com essa memória toda...rs
Mas era uma época muito divertida. Inspirada. Otimista. Sonhávamos com um futuro brilhante e o seriado reflete isso. Tecnologia era a palavra do momento. O início da era digital! O futuro seria como em Star Trek no mínimo.
Hoje a gente olha para trás e dá risadas, mas naquela época essa visão 'clean' de futuro era absolutamente real. A Era dos jogos eletrônicos tinha iniciado. Falando em jogos eu adorava as piadinhas do Automan sobre isso. No piloto ele diz pro Walter que costumava apostar corrida com o Pac-man, mas não gostava muito do Donkey Kong porque ele era um 'animal' e não sabia perder...rs

O fiel escudeiro de Auto era Cursor, que nada mais era que, bem... um... cursor! E taradão! [nunca imaginei que cursores tivessem sexo] Não podia ver um rabo de saia. rs
Cursor era responsável pelos 'brinquedinhos' do Auto. O mais famoso deles era o Automobil, o carrão virtual que na verdade era um Lamborghini Countach. O nome Automobil é uma brincadeira do próprio Automan, porque o carro não tem um 'nome' propriamente dito. Esse carrinho era uma das sensações do seriado. Como era feito de energia, e não matéria, não respeitava as leis naturais da física. Além de andar a uma velocidade absurda e desaparecer tão rápido quanto surgia, ainda fazia curvas de 90 graus para desespero de quem estava dentro do carro. Os outros 'brinquedinhos' incluíam um helicóptero, um avião e tudo o mais que fosse preciso.

Lamborghini Countach
O 'pai' do 'Automobil'.

Automan era interpretado pelo bonitão [e alto!] Chuck Wagner. Chuck tinha tudo prá ser mais um dos muitos atores fracassados da tv. Afinal o cara nunca mais deu as caras [pelo menos para nós aqui no Brasil]. Mas não foi o que aconteceu. Chuck se deu bem no teatro. Principalmente em musicais . É ator, cantor, diretor, professor de artes dramáticas, etc. E pasmem, o cara é bom! Ele e sua esposa Susan estão completando 25 anos de casamento. Bodas de prata! E ele continua com a mesma cara. Um dos seus papéis mais famosos foi de a Fera em Beauty and the Beast. Seu primeiro papel foi em The Three Musketeers ainda nos anos 70. Nessa mesma montagem estava um certo Brent Spiner, o Tenente Comandante Data de Star Trek. Fez ainda Jekyll & Hyde, Dracula, Into the Woods e foi o inspetor Javert em Les Misérables entre outros. Isso não é prá qualquer um, pessoal. Prá quem ficou curioso com esse falatório todo aqui tem um clipzinho do Chuck como a Fera no musical Beauty and the Beast. É a cena da transformação. A qualidade é ruim, vhs piratão. Vocês terão que acreditar em mim afinal o cara tá fantasiado de Fera! Como é a cena da transformação no final ele aparece humano mas não dá prá ver quase nada...rs

As muitas faces de Chuck Wagner

É isso então! :)
Cansei. :P
Aqui no Brasil o seriado foi exibido na Rede Globo originalmente.
A última vez que assiti foi na Guaíba a long time. Uma pena. :(

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Eu adorava esse seriado. Tenho em VCD com som original (sem legendas, infelizmente)

    ResponderExcluir
  2. Eu também tenho, Antonio.
    Sem legendas também. Parece que não existem. :(
    Infelizmente eu não consegui gravar nenhum episódio quando passou na Guaíba. Não conheço ninguém que tenha dublado. Uma pena. :(

    ResponderExcluir
  3. Eu lembro!...EU Lembro...
    E achava que ninguém lembrava...
    Brigadão Fê por provar a alguns amigos que eu não estava delirando.

    ResponderExcluir
  4. pô man tem coisas que realmente a gente naum esquece... e essa série era 10!!! naum perdi um tb :p

    Relembrar é viver... valeu!!!

    ResponderExcluir
  5. eu baixei o seriado todo mas não tem legenda, se alguem conseguir ou quiser os episódios fala comigo.
    cerbberux@msn.com

    ResponderExcluir
  6. Esse foi um dos seriados que marcou minha infância.
    Para as gerações atuais ele com certeza parecerá trash, mas naquele tempo era diversão garantida.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  7. eu baixei o seriado todo mas não tem legenda, se alguem conseguir ou quiser os episódios fala comigo.
    cerbberux@msn.com

    ResponderExcluir
  8. Fernandinha, tbm curti este seriado qdo passava na Globo.
    Sou 'vizinho' seu, de Gravataí. A propósito, este 69 do blog é o ano do seu nascimento??

    ATC   Pedro   - pedronrs@ig.com.br

    ResponderExcluir