Mais do Que os Olhos Podem Ver

Falando em Transformers levei minha mãe para assistir o filme nessa semana. Eu ia mostrar a versão dublada mas depois mudei de idéia. É que levar a minha adorável progenitora no cinema é sempre um risco. Ela é um verdadeiro fiasco! [sorry, mom. But is true]. O que ela já aprontou é algo. Tipo, quando a gente foi assistir o Gladiador ela teve uma crise aguda de cistite. Quando a levamos para ver V de Vingança foi um ataque de tosse que 'vitimou' nossa ilustre acompanhante. Até hoje ela não viu o final do filme.

E assim vai. É sempre uma incógnita. Tudo pode acontecer. Na maioria das vezes o problema é com o ar condicionado frio demais. Acho que ainda vai chegar o dia que vou ter que levar um edredon para o cinema...rs

Meu avô costumava levá-la para assistir os filmes do Gordo e o Magro. Prá que! Desde pequena ela já dava vexame. Eles precisavam sempre sair as pressas porque a baixinha desatava a chorar compulsivamente com pena do magro. Quem pagava o pato era o pobre do meu avô que placidamente saia do cinema sem assistir o final..rs

Mas isso já virou tradição de família. Agora meu pobre noivo carrega o 'manto' do meu avô quando tem que sair correndo do cinema com ela. Mesmo assim, eu gosto de levá-la. Minha mãe sempre vê as coisas de um modo diferente do meu. Quando vou com os amigos, é diferente. A gente tende a ver as coisas sobre um determinado 'prisma'. Um prima mais 'nerdístico', digamos assim. É mais um evento 'social' que outra coisa. Com minha mãe é diferente, óbvio. Ela tem um jeito um tanto simples, ingênuo de ver as coisas, mas ao mesmo tempo, muito profundo. Coisas que só a idade ensina. É bem verdade que uma faculdade de Psicologia ajuda. :P Com a 'velha' é sempre novidade [se ela ler isso, me mata! Ela odeia ser chamada de velha, vovó, essas coisas..rs]. Ela não tem medo de demonstrar os seus sentimentos. Diz o que vier na cabeça. Faz o que der na doida. Dane-se se estiverem olhando. Ela não tá nem aí. É absolutamente autêntica. E eu adoro isso. Já cheguei a conclusão que a geração do paz e amor jamais vai envelhecer.

Outro barato é que se eu ligar para ela e falar no filme podem apostar que ela já contou prá meio mundo e ainda tá pensando nele...rs

Isso eu acho muito legal. Hoje em dia tudo é absorvido rápido demais. É raro você ver algum tipo de 'reflexão' sobre alguma coisa. As pessoas simplesmente não tem nem o tempo, nem o hábito de parar para refletir sobre algo. Para saborear devidamente aquele conhecimento. Então a informação simplesmente é perdida. Deletada. Tão rápida quanto chegou. Um filme é só um filme. Entretenimento. Ótimo para o mercado de dvds e brinquedos que alimenta esse nosso lado infantil e fatura muito alto com isso. Uma coisa, de fato não exclui a outra. Starwars e Startrek que o digam! Uma franquia pode ser muito rentável e mesmo assim inteligente e cultural.

Minha mãe sempre me liga quando assiste Starwars para dizer 'que filme fantástico!' [e isso que ela já viu, sei lá, dezenas de vezes]. Ela sempre se impressiona com a carga psicológica de Starwars. Sempre vê coisas que não estava vendo antes. Eu também. Acabo contribuindo com algumas interpretações sociológicas, políticas e mitológicas contidas na saga do titio Luquinhas. Sempre me fascinou o modo como George conseguiu 'captar' o espírito da contracultura [que tanto marcou sua geração] e soube utilizá-la em Starwars de modo que a saga não se tornasse datada e permanecesse viva até hoje. E mais do que isso! A transformou em um ícone da cultura moderna.

Como ele fez isso? Através justamente da Mitologia e da Psicologia. Lucas criou um 'universo' próprio mas recheado de elementos comuns a história da humanidade. Sem discursos políticos ou emblemáticos a saga não ficou datada [embora em sua essência esses elementos estejam lá]. As citações mais claras, ficam, é claro por conta dos nazistas. Com o tempo, essa representação do 'mal' vai perder a sua força. Desvanecer. Isso já está acontecendo de certa forma. Um amigo meu, mais velho, sempre disse que quando viu Darth Vader pela primeira vez o que sentiu foi 'Morte'. Sua observação foi simplesmente brilhante. Numa única e forte palavra ele descreveu exatamente o que o personagem representa. Isso porque Lucas foi extremamente feliz com a criação e representação do personagem. E meu amigo, obviamente, tem uma idéia muito mais viva do holocausto que eu ou alguém mais jovem, consequentemente mais próxima da de Lucas. Duvido que um jovem hoje olhe para Vader e veja 'Morte'. Acho que o ele vê é 'Poder'. Vader is cool! Como o próprio Lucas costuma dizer: 'Crianças gostam do Vader porque ele representa poder para elas. E poder é algo que elas desejam porque não tem'. E a 'Morte' não é de fato o maior poder de todos? O poder para decidir quem vive e quem morre? Vencer a morte não é o maior desejo da humanidade? Não foi esse mesmo desejo que levou o jovem Anakin para o Lado Negro? Bingo! Genial, não? É assim que a saga permanece viva. Graças a sua carga sentimental. Ela 'fisga' o espectador. Lucas atrelou sua obra ao inconsciente coletivo de uma era, ao imaginário popular, digamos assim e recorreu as melhores lendas para fazer isso [desde as gregas ao moderno western] e representações simbólicas [dá-lhe Freud e Jung]. Sob qualquer 'prisma' Starwars é rico. A gente sempre gasta um bom tempo falando nisso...rs

Mas vamos parar por aqui. Chega! Kaputt...rs
Esse post não é sobre Starwars...pelo menos, não era.
Desculpem, eu me empolgo...rs

Bom, mas voltando a Transformers depois dessa gigantesca volta...
Mom a-d-o-r-o-u o filme. :)
Isso que ela só conhecia de nome. Eu pensei que o filme seria rápido demais prá ela. E barulhento também. Que nada! Ela disse que pensava que era um filme 'bobo'.
Pois é....

E, sim. Ela chorou! E não foi a única.
Mas ainda não aprendeu a pronunciar Bumblebee. :P
É provável que no fim de semana a gente comece a 'destrinchar' o coitado pedacinho por pedacinho...rs
Isso vai ser divertido!

Transformers - More Than Meets The Eye!!!

PS: Nesse momento, sete graus em POA. Hurrah!
Queda de 23 graus em menos de 18 horas. Será que batemos um recorde?
ATUALIZADO: 6 Graus! 24 graus em menos de 24 horas!

Postar um comentário

0 Comentários