Vale dos Lobos [Valley of the Wolves Iraq - 2006]

Outro filme interessante. Prá quem pensa que a Turquia só faz filme trash ta aí uma chance de rever os seus conceitos. Acabei de assistir. Adoro filmes que mostram outros pontos de vista e não apenas o que estamos acostumados a engolir da mídia nacional e internacional.

Grata surpresa foi o sempre excelente Ghassan Massoud no elenco. Fiquei fã desse cara depois de assistir Cruzada [Kingdom of Heaven]. Ele era o Saladino. Billy Zane também tá ótimo.
Coragem do Zane participar dessa produção. Esse cara ganhou o meu respeito. Bom, já tinha ganho com o Fantasma. Sim, joguem pedras, mas eu gosto do filme do Fantasma.

Sinopse:
- Mais de 200.000 espectadores na Alemanha nas duas primeiras semanas
- 1.100.000 pessoas assistiram na Turquia

Com uma trama abertamente antiamericana, o filme Vale dos Lobos Iraque está lotando as salas de cinema na Turquia. Com orçamento de US$ 10 milhões, a produção, que estreou no dia 3, é mais cara da história do cinema turco.

O herói do filme é o espião Polat Alemdar, que invade o norte do Iraque com um pequeno grupo de homens para vingar a morte de um soldado turco, que se suicidara depois de ser preso por americanos.

No caminho, o grupo se alia com iraquianos e aniquila um grupos de soldados americanos liderados por um oficial rebelde que se diz enviado de Deus.

Humilhação nacional

A obra mistura ficção com alguns fatos históricos. A primeira cena retrata um episódio real: a prisão, em julho de 2003, de soldados das forças especiais turcas por tropas dos Estados Unidos.

Eles estavam em Sulaymaniyah, no norte do Iraque, e foram detidos e levados encapuzados pelos americanos, sob a mira de armas.

A partir daí, a ação gira em torno de americanos maus contra turcos bonzinhos. Há tropas americanas massacrando civis em um casamento, bombardeios a mesquitas e abusos reais, como a tortura de detentos na prisão de Abu Ghraib.

O roteirista, Bahadir Ozdener, afirma que o filme "é uma forma de ação política". Segundo Ozdener, 60% a 70% do que acontece na tela é verdade. "Turquia e Estados Unidos são aliados, mas queremos dizer a dura verdade ao amigo", diz.

Em um país de maioria muçulmana com uma aliança antiga com os Estados Unidos, o flme está atraindo enorme interesse e um debate sobre se ele pode ajudar a reacender o antiamericanismo na Turquia.

Num dos maiores cinemas multiplex de Istambul, ele está em exibição em cinco salas diferentes e, assim mesmo, quase todos os ingressos foram vendidos com antecipação.

"Voltei para assistir pela segunda vez", diz um estudante. "É antiamericano, mas nós já sabemos o que eles fizeram no Iraque. A realidade é essa. Agora podemos vê-la nas telas."

Fonte: Terra

Postar um comentário

4 Comentários

  1. É bom sempre ter uma visão alternativa dos fatos, a industria de enlatados americanos não pode produzir nada mais do que eles proprios pensam a respeito dos problemas.
    Quanto ao "Fantasma", achei que a intenção foi das melhores, mas bem que eles podiam ter mantido o ambiente mais sobrio das revistas ao invés de fazer um mix de tarzam, king-kong e indiana jones. Perderam uma grande oportunidade de abrir a chance de uma sequencia.

    ResponderExcluir
  2. Verdade! Eles perderam essa chance. O que parece que realmente atrapalhou o filme foi o fato do Zane ter assumido que era homosexual. Isso prá mim não fede nem cheira, mas muito nerd tapera não gostou. Eu nem acho que tenha sido tanto problema do filme em si. Ele realmente é a cara das histórias do Fantasmas. Minha mãe é fã do roxinho há mais 50 anos e adorou o longa. Disse que táva perfeito. O problema, ao meu ver, foi o final [prá variar], o tal lance da quarta caveira. Agora na parte técnica foi show. Ambientação perfeita, cenários, figurinho então. O Zane É o Fantasma...rs

    ResponderExcluir
  3. Desde minha bola fora com a Xena loira já deu pra notar que não sou ligado nos bastidores. O fato do Zane ter assumido pra mim é novo, e também não desqualifica o filme; a grande sacada do personagem é ele ser eterno sem deixar de ser humano o que é difícil nos dias de hoje com esta inflação de personagens com superpoderes.

    ResponderExcluir
  4. amigo sou louco por esse filme!
    gostaria de saber se vc sabe ond posso baixar ele dublado kra por favor me ajuda ai vala!!!!
    desde ja agradeço!

    ResponderExcluir