Combate à Pirataria Digital No Brasil Muda Foco Para Fóruns

São Paulo - Balanço da Associação AntiPirataria de Cinema e Música (APCM) aponta mudança na postura do órgão, que se foca em sites antes ignorados.

Os fóruns e redes P2P são o novo alvo das ações antipirataria no Brasil, em uma nova tática da Associação Antipirataria de Cinema e Música (APCM). O IDG Now! teve acesso, com exclusividade, as ações de repreensão à pirataria digital no país.

Os dados mostram que a associação reduziu o envio de cartas de ameaça a usuários que oferecem conteúdo multimídia sem pagamento de direitos autorais na internet e passou a combater os fóruns e redes P2P, em um reflexo da criação de um órgão para investigar e retirar do ar conteúdos publicados ilegalmente online.
Em agosto, 1.823 arquivos arquivos de filmes e CDs que nem chegaram às salas de cinema ou lojas foram retirados do ar. Esse número é quase três vezes maior ao registrado em julho (653) e 300 vezes a mais que do que em janeiro de 2007.

"Com a criação efetivamente de uma gerência para lidar com a questão no Brasil, as ações ganharam um gás novo", assume Ygor Valério, coordenador de antipirataria na internet da APCM e líder do departamento responsável pela ações.

O número de ofertas de produtos vendidos em sites de leilão que infringem direitos autorais chegou a 139 em agosto, mais que o dobro das 53 tirados do ar em julho. A categoria, no entanto, teve o ápice de suas ações em maio, quando 578 ofertas foram retiradas do ar.

Há também as categorias de serviços online onde é impossível fazer comparações em razão do ineditismo das ações antipirataria no Brasil, como é o caso de fóruns e redes P2P.

Nos fóruns, foram 537 arquivos retirados do ar em agosto, entre álbuns de música e filmes completos. Já as redes P2P, como Kazaa e LimeWire, tiveram 692 ações durante junho, primeiro mês com movimentação antipirataria.

Dois meses após a ação, em agosto, o número de ações nas redes cresceu 166%, quando foram registradas 8.727 ações.

Junto ao aumento nas ações em determinados serviços, a APCM registra a diminuição em ações tradicionalmente relacionadas ao combate de instituições internacionais, como a Motion Picture of America (MPA) ou a Recording Industry Association of America (RIAA).

O principal indicativo é a queda no número de cartas de "cease and desist", em que as organizações ameaçam judicialmente os responsáveis por oferece o conteúdo gratuitamente.

Em janeiro de 2007, foram enviados os documentos para 3.218 usuários, quase quinze vezes mais que as 213 registradas durante o mês de agosto, segundo os dados da APCM.

A mesma mudança pode ser expressada no número de páginas pessoais tiradas do ar - o número em questão caiu de 1.199 em fevereiro para 176 em agosto.

Mesmo em serviços com números de apreensão já altos, como é o exemplo de sites que armazenam arquivos sem exigir o cadastro de usuários, o número de apreensões cresceu consideravelmente.

Chamados de "cyberlockers", sites como RapidShare e MegaUpload tiveram 8.727 arquivos retirados do ar em agosto, crescimento de 166% comparado aos 3.275 casos registrados em julho.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Esse detalhezito aqui é importante, ó:

    ´´arquivos de filmes e CDs que nem chegaram às salas de cinema ou lojas´´

    Muitas coisas que eu aprecio não são, e acho que nunca serão, lançadas no país...e se forem, assim por uma anomalia mercadológica, certamente o preço será exorbitante...

    Por favor, que desaforo...Fecharão os fóruns agora? Faço parte de alguns do Uruguay e Argentina, estes também vão p'ro saco? Com todo repeito, seu dotô, vai p'ra ****!

    Nossa bandeirinha continuará lá. Mostramos p'ras pessoas coisas que elas não conheceriam de outra maneira. Qüando cobrarem por um cd um preço que todos possam pagar sem deixar de comer, talvez eu pare. Talvez.

    ...Já te aceitei nos meus contatos, moça! Valeu!...Agora tô só na espera do seu Ivan...O suspense é que me mata, hehehehe....

    Um abraço bem grande!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. ai meu deus, ferrou então, eu disponibilizo series online, vou tratar de tirar meus avatares antes que batam em casa rsrs!!


    gostei do seu blog parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns muito inteligente!!!!gostei muito da criação e desenvolvimento desse site!!!

    http://www.nextcriacaodesitesesistemas.com

    ResponderExcluir
  5. ai meu deus, ferrou então, eu disponibilizo series online, vou tratar de tirar meus avatares antes que batam em casa rsrs!!


    gostei do seu blog parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns muito inteligente!!!!gostei muito da criação e desenvolvimento desse site!!!

    http://www.nextcriacaodesitesesistemas.com

    ResponderExcluir