Morre o Comediante e Ator Pedro de Lara

Uma pena. :(
Eu gostava dele. Grande artista e comediante. Mas o que eu achava mais legal nele era a sua força de vontade e gula por conhecimento. Era um autodidata e um sábio. Lembro dele contando que leu as obras completas de Freud ainda quando era jovem e que pronunciava Freud errado...rs
É... o Sérgio Mallandro tem razão. O Show de Calouros só foi sucesso por causa dele. O cara era uma figura.

Ex-jurado do 'Show de calouros' lutava havia 6 anos contra câncer de próstata. Já morto, ele chegou à clínica no subúrbio do Rio às 12h.

Morreu nesta quinta-feira (13), aos 82 anos, o comediante, ator, radialista Pedro de Lara. O ex-jurado do "Show de calouros" lutava havia seis anos contra um um câncer de próstata, que se espalhou e atingiu outros órgãos.

Na manhã desta quinta-feira (13), Lara passava mal e, por volta das 12h, foi levado para a clínica Climede, em Irajá, no subúrbio do Rio, para que os médicos tentassem reanimá-lo. Ele já chegou morto ao local, informou a clínica.

O cunhado de Pedro de Lara, Thadeu Gomes, contou que na noite de quarta-feira (12) o estado de saúde dele já era crítico. O médico foi chamado, porque Lara estava com febre e com quadro de infecção. Já havia suspeita de falência dos órgãos.

"Quando o médico veio, ele estava gelado. Pressão muito baixa, fraco mesmo", contou Gomes. Segundo ele, havia uma estrutura de apoio para o tratamento em casa e visitas constantes do médico.

Ainda segundo os familiares, o velório está previsto para as 20h desta quinta-feira, na Câmara de Vereadores do Rio, na Cinelândia. O enterro deve acontecer no Cemitério São Francisco Xavier, também conhecido como Cemitério do Caju, na Zona Portuária do Rio.

Lara quis ficar com a família

Pedro de Lara morava com a esposa, Mag de Lara, em São Paulo, onde tinha um escritório, mas ia bastante para o Rio de Janeiro. Na sua última visita para o Dia das Mães, comemorado na casa de sua sogra, ele acabou não retornando a São Paulo.

"Foi melhor para ele e para todos nós que ele ficasse aqui. A gente ia para lá sempre visitar. Mas ele já chegou ao Rio bem mal. Ainda estava andando, mas com dificuldade. Ficamos cuidando todos dele, nos revezamos. Dormi lá ontem. Ele morreu cercado por pessoas que o amavam", contou emocionado Thadeu Gomes, irmão da esposa de Pedro de Lara.

Gomes contou, ainda, que Pedro de Lara pediu para ficar no Rio de Janeiro, pois queria ficar com a família, e que sua irmã está inconsolável.

Colegas de auditório

Lara ficou conhecido como jurado do programa "Show de calouros", apresentado por Silvio Santos no SBT nos anos 70 e 80. Também participou do programa do palhaço Bozo, como o personagem Salci Fufu, e mais recentemente do "Programa do Ratinho" e de "Gente que brilha", espécie de ''Show de calouros" do século XXI.

A colega de trabalho Elke Maravilha define o humorista como "um sábio". "Conhecia Pedro desde 1972 e tive a honra de me tornar sua amiga. Ele tinha mania de nos presentear com gotas de sua sabedoria nos momentos em que menos esperávamos", diz. Um desses momentos se deu após uma discussão com o ex-patrão Silvio Santos. "Lembro que estava triste após levar uma bronca e o Pedro me disse: 'Ah, Elke, tem gente que é tão pobre, mas tão pobre, que só tem dinheiro", relembra.

Emocionada, Elke conta que os famosos lírios que o humorista carregava simbolizavam sua "pureza de alma". "O que vale na vida é nascer e morrer. O resto é encher lingüiça, e tentar fazer com que ela não seja indigesta. O Pedro encheu uma bela lingüiça!", conclui.

Sérgio Mallandro, outro ex-companheiro de auditório, lamentou a morte de Lara. "Perdemos um grande humorista, e eu perdi um grande amigo. O sucesso do 'Show de calouros' foi [devido] ao Pedro de Lara. Ele animava as tardes de domingo com uma criatividade invejada. Quem não se lembra da frase: 'dá um close que esse close dá ibope'?," comentou.

A dupla trabalhou junta em "As aventuras de Sérgio Mallandro", de 1987. "O Pedro era um tremento palhaço de circo. Sempre admirei a sua saúde, a sua forma física", disse Mallandro, referindo-se às cambalhotas que Lara executava com desenvoltura.

No cinema, Pedro de Lara também atuou nos filmes "Emoções sexuais de um cavalo" (1986), "A máfia sexual" (1986), "Padre Pedro e a revolta das crianças" (1984), "Bonitas e gostosas" (1979), "As 1001 posições do amor" (1978), "As taradas atacam" (1978), "Elke Maravilha contra o homem atômico" (1978) e "O estranho vício do dr. Cornélio" (1975). As informações são do site especializado em cinema Imdb.

O G1 também entrou em contato com a atriz e ex-jurada do "Show de calouros", Sônia Lima, que durante anos trabalhou ao lado de Pedro de Lara no programa.“Eu acabei de saber e ainda estou digerindo a notícia. Estou muito triste. Preciso de um tempinho”, respondeu, aparentemente bastante abalada.

Conservadorismo

Nascido Pedro Ferreira dos Santos, na cidade pernambucana de Bom Conselho, Pedro de Lara começou a carreira artística na década de 1960 na Rádio Rio de Janeiro. Em 1964, foi chamado para ser jurado do programa do Chacrinha, na TV Tupi, onde conheceu Silvio Santos, que o levaria para o SBT anos mais tarde.

Como jurado de auditório, Lara era conhecido por sua postura conservadora e moralista. "Nunca aceitei que ninguém cantasse sem sutiã, nem com minissaia, que se tornou coqueluche anos atrás. Sempre tomei medidas enérgicas contra isso, até ameaçando me retirar quando o candidato era muito acintoso", declarou em entrevista ao jornal "Folha de S. Paulo" em dezembro de 1999.

Neste mesmo ano, Lara lançou o "Livro da sabedoria", pela editora Madras. A obra, ainda à venda, é uma coletânea de pensamentos bem-humorados e alfinetadas nos "exploradores da fé", "caras-de-pau", "TV" e "Justiça". Sobre a morte, o comediante escreveu: "o forte enfrenta a morte, o fraco vive correndo dela".

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários