Objeto caiu no Peru e pessoas começaram a passar mal

Ainda em clima de Guerra dos Mundos. Seria uma invasão extraterrestre? Se desse buraquinho começarem a surgir tentáculos me mudo de mala e cuia para a Lua...rs

Cientistas cogitam hipótese de contaminação do suprimento de água na região.

Se o meteorito que caiu na cidade de Carancas, no Peru, no último sábado (15) é mesmo o responsável por uma contaminação que deixou centenas de pessoas com náuseas, vômitos e tonturas, ele é o primeiro do tipo.

"Nunca houve registro de que alguém tenha sido contaminado ou atingido por um meteorito até hoje", diz Cássio Leandro Dal Ri Barbosa, astrônomo e blogueiro do G1. "Existem relatos anedóticos de queda de um meteorito na sala de um infeliz e, puff!, detonou a impressora. Mas ninguém morreu até hoje, nem da pancada, nem de gases."

Normalmente, não se esperaria um cheiro muito forte de um meteorito tradicional -- composto por um pedregulho espacial que, por acaso, se colocou em rota de colisão com a Terra e queimou parcialmente na atmosfera. "Esses bichos são compostos ou de rocha, ou de rocha metálica", diz Barbosa. "Ao caírem, não exalam nada desse jeito. Ademais, o que exalam, é bem pouquinho e esfria rápido."

O fato é que as autoridades reportam um cheiro muito forte vindo do local da cratera de 17 metros de largura. Se não é do meteorito, do que será? Uma hipótese é que a pedra, ao abrir o buraco no chão, tenha liberado alguma substância presa no subsolo.

É exatamente o que disse Luisa Macedo, vulcanóloga do Instituto Metalúrgico e de Mineração do Peru. Ela confirmou que o meteorito, classificado como um condrito, não era radioativo e não tinha substâncias ou gases tóxicos que pudessem prejudicar a saúde das pessoas. Em compensação, Macedo apontou que não foi possível estabelecer se o suprimento de água da região estava contaminado ou não.

A cratera deixada pelo impacto está cheia d'água, que será drenada para o estudo posterior do meteorito.

Tubo de Ensaio: afastada também a hipótese de kriptonita
[Fictícia mas divertida...rs]

Fonte: G1

Postar um comentário

2 Comentários

  1. A tá!

    ...isso aí do jeitinho que tá já dá um filmão no melhor estilo Lovecraft...

    ...só faltam os tentátulos saindo do buraco...

    (Detalhe: a criatura não veio no meteorito...ela sempre esteve aqui!)

    ResponderExcluir
  2. Uma pequena adaptação para dar clima. ;P
    Tem cada coisa acontecendo. Depois que disseram que andaram vendo o Superman voando por aí vou começar a acreditar até em papai noel.

    ResponderExcluir