Livros Joseph Campbell

Joseph Campbell - O Herói de Mil Faces



Muitos consideram que um dos mais importantes livros do século 20 é O herói de mil faces, de Joseph Campbell, antropólogo norte-americano e profundo conhecedor da mitologia universal. Escrito em 1949, a obra é um desses livros apaixonantes, que você lê e marca para sempre a maneira como enxerga o mundo.

Campbell trata do conceito do monomito para mostrar que a narração da história universal, de Cristo a Buda, passando por Maomé e Moisés, Luke Skywalker, Prometeu ou Neo, é sempre a mesma. A idéia do herói que parte de seu mundo, se aventura em terras distantes, onde enfrenta inimigos e passa por provações, até voltar para casa, mudado e com informações que o levam a transcender a mera existência ordinária.

Utilizando os conceitos de Carl Jung sobre os arquétipos e o inconsciente coletivo, Campbell trabalhou a noção de que as histórias (todas elas) estão ligadas por um fio condutor comum. Assim, desde os mitos antigos, passando pelas fábulas e os contos de fadas até os mais recentes estouros de bilheteria do cinema americano, a humanidade vem contando e recontando sempre as mesmas histórias.

Esta “história oculta” dentro de outras histórias é chamada por Campbell de “A Jornada do Herói Mitológico”, e tem servido de base e orientação para profissionais que estudam e se dedicam às diversas formas do “storytelling” (o contar histórias), desde psicólogos, escritores e contistas, dramaturgos, roteiristas e críticos de cinema, roteiristas de videogames e até mesmo entre autores e mestres de RPG.

Segundo Campbell, seria possível estruturar qualquer história a partir do roteiro básico da “Jornada do Herói”, e vice-versa. Ou seja, é possível “desmontar” as histórias, identificando nelas os passos que constituem a “Jornada”.

A obra influenciou dezenas de artistas, como Francis Ford Coppola, George Lucas e Steven Spielberg.

Joseph Campbell - Mitos, Sonhos e Religião



Referência em todo o mundo quando o assunto é mitologia, Joseph Campbell reúne, neste volume, um precioso conjunto de ensaios que investigam as relações dos sonhos e mitos nas artes, na religião, na filosofia e na vida moderna. Nesta seleção de brilhantes ensaístas encontram-se Alan Watts, autor do clássico O espírito do zen, que aqui escreve sobre a mitologia ocidental, e o psicólogo Rollo May, conhecido no Brasil por seu best-seller A coragem de criar. Completam o time Norman O. Brown, David L. Miller, John F. Priest, Amos N. Wilder, Stanley Romaine Hopper, Ira Progoff, Owen Barfield e Richard A. Underwood.


Joseph Campbell - O Poder do Mito



‘O poder do mito’ é o fruto de uma série de conversas mantidas entre Joseph Campbell e o destacado jornalista Bill Moyers, numa combinação de sabedoria e humor. O casamento, os nascimentos virginais, a trajetória do herói, o sacrifício ritual e até os personagens heróicos do filme Guerra nas estrelas são tratados de modo original.


Joseph Campbell - As Máscaras de Deus - Vol. II - Mitologia Oriental



Este volume, o segundo dos quatro que compõem As Máscaras de Deus, começa com uma reflexão sobre o diálogo mítico entre Oriente e Ocidente: Joseph Campbell mostra de maneira singular o encantamento onírico da tradição contemplativa oriental - cujo propósito é a identificação e fusão com o divino. A contrapartida ocidental revela a separação entre as esferas divina e humana. Aqui, a questão suprema não é a identificação, mas o modo de relacionar-se com a divindade. Seguindo uma rota invisível pela qual transitam mitos, ritos e crenças, este volume aborda as mitologias que se desenvolveram na Suméria, no Vale do Nilo, na Índia dravídica, védica e budista, na China taoísta e confuciana, na Coréia, no Tibete e no Japão.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Tem uma classe profissional que pode se valer das técnicas de storytelling, os publicitários.

    Infelizmente (ou felizmente pra mim), poucos sacaram isso.

    E sim, "a jornada do herói mitológico" é um fato (inclusive para a boa publicidade).

    PS: Gostei do blog!

    ResponderExcluir